domingo, 17 de maio de 2020

18 a 22/05




Nada melhor do que dar sequência ao aprendizado,

não é, mesmo?



Nestas aulas, você aprenderá sobre:
As diferenças entre  Publicidade X Propaganda 
Estabelecerá comparações entre anúncios publicitários e
Criará seu próprio anúncio.

Vamos começar?
Estava aguardando você!


1ª Aula



O que é publicidade? O que é propaganda?
Existem diferenças?

Vamos descobrir?


A publicidade é a comunicação utilizada para anunciar produtos ou serviços com o objetivo de atrair compradores e usuários. Esta técnica está dentro dos 4Ps do marketing, e seu objetivo é principalmente comercial. Através de textos e imagens, a publicidade influencia aos consumidores que a usar produtos e serviços apresentados.

A propaganda abrange as ações que visam atrair seguidores ou influenciar a atitude das pessoas. Ela busca convencer o público a adotar uma determinada atitude ou a aderir a um grupo ou crença particular. 

* Veja, também estas diferenças, no quadro, abaixo:





 

PUBLICIDADE

PROPAGANDA

Conceito

É a comunicação realizada por uma empresa ou organização para promover produtos, serviços e ideias, de modo a persuadir um público a desejar e comprar seus produtos.

É a comunicação utilizada por organizações ou pessoas para disseminar pensamentos e doutrinas, geralmente religiosas, ideológicas ou políticas.

Origem

Do latim publicus, de tornar algo público.

Do latim propagare, que significa propagar.

Objetivo

Atrair o consumidor com a esperança de venda ou contrato de bens e serviços.

Busca adesão a uma ideologia ou mudança de atitude.

Esfera

Comercial.

Política, ideológica e religiosa.

Exemplo

Anúncios de venda de casas, roupas e carros.

Campanhas eleitorais ou de alistamento militar.













Vamos fazer atividades?


1. A que tipo de anúncio esta imagem se refere?

Esta imagem se refere a um anúncio de refrigerante.

2.O que se consegue perceber neste anúncio?

Uma frase interrogativa escrita com o mesmo formato de letra que o nome do refrigerante "Coca-Cola", tendo por fundo uma cor vermelha muito chamativa.

3. Qual o objetivo dessa frase no anúncio?

Instigar o consumidor a "matar a sede" com a ingestão daquele refrigerante.

4. Você concorda que ao sentir sede deve se beber Coca-Cola?

Resposta Pessoal.

5. Você acha que tal atitude traria consequências para a saúde das pessoas? Por quê?

Resposta Pessoal.

6. Porque mesmo diante das consequências que o consumo de Coca-Cola, no lugar da água, poderia trazer à saúde, tal frase aparece no anúncio?

Porque o objetivo do fabricante não é resguardar a saúde do consumidor,  mas sim estimular o consumo do seu produto.


2ª Aula

1. Leia, atentamente, os anúncios a seguir e escreva no quadro os tópicos solicitados.


Texto 1

Texto 2


  Texto 3


Texto 4

  1. Compare os anúncios publicitários:

Itens
Texto 1
Texto 2
Texto 3
Texto 4
1.Qual o público alvo?

Donas de casas e pessoas que gostam de culinária.

Donas de casas e pessoas que gostam de culinária.

Crianças, adolescentes e jovens.

Crianças

2. Que tipo de linguagem utiliza?


linguagem mista:
verbal e não verbal.


linguagem mista:
verbal e não verbal.

linguagem mista:
verbal e não verbal.

linguagem mista:
verbal e não verbal.

3. Identifique os que apresentam o “modo verbal Imperativo”.






    
         X




         X

4. Trata-se de publicidade ou propaganda?




Propaganda



Propaganda



Propaganda



Propaganda

5. Predomina a informação ou a persuasão?


Persuasão

Persuasão

Persuasão

Persuasão


2. As frases abaixo estão no imperativo afirmativo. Mantendo a mesma pessoa verbal, passe-as para o imperativo negativo.
a) Compre Batom.
Não compre Batom.

b) Beba.
Não beba.

portal.educacao.go.gov.br



                                            3ª Aula

1. Agora, chegou o momento de você produzir o seu anúncio.

Crie um anúncio publicitário utilizando tudo o que você aprendeu até aqui.

Observação: Faça numa folha que poderá ser destacada. Quando retornarmos às aulas, esta produção deverá ser entregue.




   
Resposta Individual.


                                                                                     Muito gratificante, aprendermos juntos,
                                                                                                     mais uma vez.

                                                          








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Utilize este espaço para você deixar sua dúvida, crítica, elogio ou sugestão.