Estamos retornando aos estudos de Língua Portuguesa!!!
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO
Aprendemos na aula anterior, que os anúncios publicitários
são produções textuais com o objetivo de atrair
potenciais
consumidores quanto a um produto ou serviço,
desenvolvendo a persuasão.
Nesta aula, chamo sua atenção para as variações, que ele pode apresentar,
dependendo da estratégia comunicativa escolhida.
Esse objetivo pode ser alcançado através de textos:
Argumentativos, narrativos ou descritivos.
Os argumentativos expressam os motivos pelos quais a pessoa deve comprar ou fazer algo.
Os narrativos apresentam o produto ou empresa contando uma história.
Os descritivos indicam características específicas sobre o
produto ou empresa.
http://www.significados.com.br/texto-publicitario/adaptacao
Vamos aplicar o conhecimento adquirido?
1. Observe os anúncios
e identifique qual o tipo de texto “predominante”:
Argumentativo, narrativo ou
descritivo?
Narrativo __________________________________
Argumentativo __________________________________
Descritivo
Descritivo
2ª Aula
O anúncio publicitário é um texto que tem, em aspecto geral, o objetivo de promover o nome de uma empresa, de um produto ou de uma ideia. Não é? Tendo por base esse conhecimento, você analisará, agora um anúncio extrairá outras reflexões a partir das questões dirigidas a seguir.
1. Qual a finalidade (objetivo) do anúncio em estudo?
Promover uma ideia.
___________________________________________________
2. Quem é o responsável pela publicação desse anúncio?
Prefeitura de São Paulo e a empresa LOGA.
__________________________________________________
3. Que
recurso foi empregado visando o sucesso da propaganda?
A utilização de sacolas de lixos trazendo cores fortes e representativas do lixo reciclável.
____________________________________________________
4. Identifique
o verbo no imperativo que sintetiza a linguagem persuasiva do anúncio.
Faça.
___________________________________________________
3ª Aula
A cor na Publicidade
A cor na publicidade é um fator essencial para atingir o público da maneira correta e tem uma finalidade: conquistar o indivíduo por meio de uma mensagem para incitá-lo a uma ação/compra de um produto, adesão de um serviço, entre outros.
Não é nenhuma novidade que as mulheres reconhecem muito mais tonalidades de cores que os homens, motivo pelo qual os produtos destinados ao público feminino são tão coloridos, enquanto os masculinos geralmente têm as mesmas cores, em tonalidades sóbrias, sendo mais fácil de memorizar.
Grandes marcas já possuem inúmeros estudos sobre a cor em suas propagandas, embalagens e pontos de venda. A cor vermelha, por exemplo, é utilizada para atrair compradores compulsivos através do calor da cor e estimular o apetite, por isso a Coca-Cola e o McDonald’s associam a cor à sua marca.
Marcas relacionadas a saúde e bem-estar geralmente utilizam da com verde, por ser sinônimo de tranquilidade, além de representar vitalidade, crescimento e fertilidade, aliviando o stress causada por cores muito vibrantes como o amarelo ou vermelho. https://ncdfaesa.wordpress.com/2016/06/14/a-cor-na-publicidade/
1. Sem
dúvida, o objetivo desse texto publicitário é passar segurança e credibilidade ao leitor em relação à Instituição. As cores e formas diferentes, atribuídas a mesma caneta, tem esse papel,
também? Sim ( X ) ou Não( )? Justifique.
A cores e a formas empregadas na imagem da caneta, contribui para ressaltar a passagem do tempo (150 anos). Esses recursos (cores e formas da caneta) demonstram que o tempo de atividade de uma empresa (CAIXA), representa a tal "segurança e credibilidade" para seus clientes.
2. No anúncio em questão predomina um texto:
X( A ) argumentativo - expressando os motivos pelos quais deve comprar ou fazer algo.
( B) narrativo - apresentando o produto ou empresa contando uma história.
( C ) descritivo - indicando características específicas sobre o produto ou empresa.
3. As cores apresentadas contrastam: tons neutros envelhecidos (ofuscamento) com parte de uma imagem nítida e colorida. Por que o recurso das cores foi utilizado dessa forma?
No intuito de demonstrar que a instituição (CAIXA), embora tenha 150 anos de atividades, foi se modernizando ao longo desse tempo. O ofuscamento representa o passado e as cores nítidas, o tempo atual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Utilize este espaço para você deixar sua dúvida, crítica, elogio ou sugestão.