terça-feira, 12 de maio de 2020

11 a 15/05

Pin de Ana Saramento em Versículo do dia | Versículo do dia ...

Estamos retornando aos estudos de Língua Portuguesa!!!



alto-falante-imagem-animada-0065

Nesta semana, vamos mergulhar ainda mais,
no maravilhoso"universo linguístico" dos
Anúncios Publicitários.
Hoje, teremos reflexões sobre os tipos de textos,
os objetivos e as cores apresentadas nos anúncios.


  Rumo a mais um desafio!!!


  1ª Aula

 ANÚNCIO PUBLICITÁRIO


                  Aprendemos na aula anterior, que os anúncios publicitários

são produções textuais  com o objetivo de atrair potenciais

consumidores quanto a um produto ou serviço,

desenvolvendo a persuasão.

Nesta aula, chamo sua atenção para as variações, que ele pode apresentar,

dependendo da estratégia comunicativa escolhida.

Esse objetivo pode ser alcançado através de textos:

Argumentativos, narrativos ou descritivos.

                     Os argumentativos expressam os motivos pelos quais a pessoa deve comprar ou fazer algo.

                         Os narrativos apresentam o produto ou empresa contando uma história.

                         Os descritivos indicam características específicas sobre o produto ou empresa.

  http://www.significados.com.br/texto-publicitario/adaptacao


Vamos aplicar o conhecimento adquirido?


1. Observe os anúncios e identifique qual  o tipo de texto “predominante”:

Argumentativo, narrativo ou descritivo?

           

                           Narrativo                                                                         __________________________________


                                                        Jovens de Jacobina lançam o projeto Tire a Solidariedade do ...

               Argumentativo                                                  __________________________________

                                                           Alfabetismo Visual na Moda

                         Descritivo

                               ______________________________________________________



                 1.000 Etiquetas Adesivas Personalizadas Troca De Óleo no Elo7 | BR ...

                                                                 Descritivo

                               ______________________________________________________



2ª Aula

O anúncio publicitário é um texto que tem, em aspecto geral,  o objetivo de promover o nome de uma empresa, de um produto ou de uma ideia. Não é?  Tendo por base esse conhecimento, você analisará, agora um anúncio extrairá outras reflexões a partir das questões dirigidas a seguir.





 1. Qual a finalidade (objetivo) do anúncio em estudo?

Promover uma ideia.

___________________________________________________

2. Quem é o responsável pela publicação desse anúncio?

Prefeitura de São Paulo e a empresa LOGA.

__________________________________________________

3. Que recurso foi empregado visando o sucesso da propaganda?

A utilização de sacolas de lixos trazendo cores fortes e representativas do lixo reciclável.

____________________________________________________

 

4Identifique o verbo no imperativo que sintetiza a linguagem persuasiva do anúncio.

Faça.

___________________________________________________



3ª Aula


A cor na Publicidade

A cor na publicidade é um fator essencial para atingir o público da maneira correta e tem uma finalidade: conquistar o indivíduo por meio de uma mensagem para incitá-lo a uma ação/compra de um produto, adesão de um serviço, entre outros.

Não é nenhuma novidade que as mulheres reconhecem muito mais tonalidades de cores que os homens, motivo pelo qual os produtos destinados ao público feminino são tão coloridos, enquanto os masculinos geralmente têm as mesmas cores, em tonalidades sóbrias, sendo mais fácil de memorizar.

Grandes marcas já possuem inúmeros estudos sobre a cor em suas propagandas, embalagens e pontos de venda. A cor vermelha, por exemplo, é utilizada para atrair compradores compulsivos através do calor da cor e estimular o apetite, por isso a Coca-Cola e o McDonald’s associam a cor à sua marca.

coca-cola

Marcas relacionadas a saúde e bem-estar geralmente utilizam da com verde, por ser sinônimo de tranquilidade, além de representar vitalidade, crescimento e fertilidade, aliviando o stress causada por cores muito vibrantes como o amarelo ou vermelho.                                                                 https://ncdfaesa.wordpress.com/2016/06/14/a-cor-na-publicidade/                       


Leitura e Interatividade: ANÁLISE DE TEXTOS PUBLICITÁRIOS



1. Sem dúvida, o objetivo desse texto publicitário é passar segurança e credibilidade ao leitor em relação à Instituição.   As cores e formas diferentes, atribuídas a mesma caneta, tem esse papel, também?                                                                 Sim ( X ) ou Não(  )?   Justifique. 

A cores e a formas empregadas  na imagem da caneta,  contribui para ressaltar a passagem do tempo (150 anos). Esses recursos (cores e formas da caneta) demonstram que o tempo de atividade de uma empresa (CAIXA), representa  a tal "segurança e credibilidade" para seus clientes.                                                                                                                                          

2. No anúncio em questão predomina um texto:

X( A ) argumentativo  - expressando os motivos pelos quais deve comprar ou fazer algo.

( B)  narrativo - apresentando o produto ou empresa contando uma história.

( C ) descritivo  - indicando características específicas sobre o produto ou empresa.

3. As cores apresentadas contrastam: tons neutros envelhecidos (ofuscamento) com parte de uma                                 imagem nítida e colorida. Por que o recurso das cores foi utilizado dessa forma?

No intuito de demonstrar que a instituição (CAIXA), embora tenha 150 anos de atividades, foi se modernizando ao longo desse tempo. O ofuscamento representa o passado e as cores nítidas, o tempo atual. 



abraco-imagem-animada-0019




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Utilize este espaço para você deixar sua dúvida, crítica, elogio ou sugestão.