quarta-feira, 3 de junho de 2020

01 a 05/06


Que prazer estar com você,

novamente!

Para esta e a próxima semana, selecionei

alguns gêneros, que já vimos no Linguagem viral

 e organizei algumas atividades para vermos

como você tem recebido e assimilado as nossas aulas.

Legal, não é?


     Vamos testar o aprendizado, então?


Orientações:

#  Leia e releia os textos com muita atenção.

# Analise as questões e retorne ao texto para ter certeza da sua resposta.

# Na dúvida sobre alguma palavra, recorra ao dicionário.

# Faça as atividades por etapas, texto a texto.

# Na sequência, marque todas as repostas no GABARITO (encontra-se no final das atividades).

# Marque o gabarito primeiro a lápis, depois confira e marque à caneta.

# Tire uma boa foto, SOMENTE do GABARITO (observe se ficou nítida ), coloque seu nome completo,série e turma  (Ex.: (Maria Cláudia de Oliveira Barbosa  - 8ºB) e envie para o 98498-7746.





Começando o desafio...

TEXTO I

A TECNOLOGIA

  Acordei cedo. Sem o que fazer naquela manhã, resolvi ir à praça da minha localidade. Antes, um espaço sem construção, cavalos amarrados nas estacas esperando seus donos que assistiam à missa. Hoje, observava o pouco movimento da comunidade, alguns poucos carros, motos e os pássaros que insistiam em alegrar aquela manhã nos pés de cajueiros.   Com o vento lambendo meu rosto e um calor de mil graus em plena manhã, percebi um casal de idosos que acabara de sentar naquele banco quase quebrado. Acho que esperavam algum transporte para ir à cidade, já que precisávamos nos deslocar do nosso pacato lugar para resolvermos nossos problemas.

Ele parecia meio que revoltado, algo o intrigava. Aproximei-me sem despertar sua atenção, descobri que falava de internet. Não era bem essa palavra que ele fazia uso, mas desvendei que esse era o assunto. Ele dizia para aquela senhora que ouvia suas inquietações:

            - Esse povo de hoje só vive nesse tal de Facebook.

            -Verdade. A nossa neta ganhou de presente um celular e agora não faz outra coisa, senão cutucar aquele troço. Não gosto disso! Falou aquela senhora.

            Entre tantas conversas naquele banco da praça, o senhor então resolveu amenizar o tom do diálogo:

            -Me recordo da dona Toinha quando comprou uma televisão e eu resolvi ir a sua casa para vê-la, depois de tantas conversas na vizinhança sobre a novidade. Saí correndo desesperado, tropeçando os pés no batente da porta da casa, quando a vi funcionar.

            -É o ônibus!

            -Vamos então.

        - O importante é valorizar e respeitar esta nova tecnologia, afinal, não podemos fazer nada para detê-la, apesar dela tanto nos ajudar.

            -Cuidado com o batente, não vá bater o pé de novo!

            -Claro que não!

            Aquela cena chamou minha atenção, pois percebi como a tecnologia influencia diretamente na vida das pessoas, jovens ou idosos.

 E se você leitor, gostou do meu texto e se interessou por ele, posso te enviar pelo e-mail, afinal, hoje tudo depende apenas de um clique.

                                        Nacélio Simoa, 8º ano SGA-CE/  Professor Maurício Araújo


1. Pelas características/evidências apresentadas, podemos afirmar que o texto acima, trata-se de:

X (A ) Crônica

(B ) Romance

(C ) Conto

(D ) Memórias Literárias


2. Analisando o discurso do texto, você afirmaria que o narrador dele está:

(A) distante dos fatos narrados.

X (B) observando dos fatos narrados.

(C) indiferente aos fatos narrados.

(D) participando dos fatos narrados


3.  Na frase: Não era bem essa palavra que ele fazia uso, mas desvendei que esse era o assunto.” A palavra em destaque introduz uma ideia de:

(A) conclusão

(B) explicação

X (C) oposição

(D) adição


TEXTO II



E aí, Papai Noel? Belê?

       A parada é a seguinte: eu, Paulo, tô muito a fim, tô a finzaço mesmo, de ter um Mini System Titanium da Gradiente no meu quarto, aquele que reproduz MP3 com 5000 Watts de potência, tá ligado?  Sabe como é: eu queimo uns CDs MP3, convido a mina para ouvir um som da hora e a gente troca umas ideias, meu velho.  Tá ligado?  E então? Quebra essa pra mim, mano.  O senhor, que já tá velhinho, não sabe como é difícil hoje em dia agradar a mulherada. 

                                                Veja, 18 / 12 / 2002.

 4. O anúncio em questão é direcionado a qual público-alvo?

  (A ) aos idosos

 () às pessoas em geral

 () às crianças

 X (D ) aos jovens


5. O anúncio acima, tem a finalidade de promover um aparelho de som de determinada marca.  Para isso:

(A) simula a situação de uma pessoa que faz um pedido a Papai Noel, utilizando uma linguagem formal.

(B) Compara o aparelho desejado ao quanto está difícil agradar às mulheres.

X (C) Coloca-se o aparelho como uma grande necessidade para um determinado público, utilizando-se para isto uma linguagem coloquial repleta de gírias, visando o humor.

(D) Utiliza-se de uma linguagem culta para influenciar todos os tipos de consumidores.




TEXTO III


“O futuro é brilhante”

     Mayana Zatz defende mais ousadia nos estudos com células-tronco e revela avanços na área. A notícia de que cientistas do J. Craig Venter Institute desenvolveram a primeira célula sintética do mundo alegrou a bióloga do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) Mayana Zatz. Eufórica seria dizer muito. Não que Mayana não seja entusiasta das descobertas, mas seu lado racional fala mais alto. Afinal, como uma das maiores geneticistas e pesquisadoras sobre a aplicação de células-tronco no combate a doenças neuromusculares do mundo, ela sabe que a distância entre as descobertas e seus resultados práticos diminuiu, mas ainda é grande.

     É um genominha sintético extremamente simples, mas é um salto gigantesco – diz ela, entre a euforia e os pés no chão. O futuro é brilhante, mas vai exigir o dobro do trabalho, dos recursos, de pesquisadores, um desafio enfim.

     Mas a esperança não morre nunca, e no próximo dia 16 de junho, Mayana embarca para São Francisco, nos EUA, onde participa do Congresso Internacional de Células-Tronco e de onde sempre volta, diz ela, “de quatro” com as novidades e avanços das pesquisas genéticas. Ali, ela discutirá com milhares de cientistas os avanços de sua equipe na USP com o uso de células-tronco do tecido adiposo – a infame gordura – para a fabricação do tecido muscular. [...]

O GLOBO, Saúde-Ciência, 23 maio. 2010. p. 37.

 6. A que gênero textual pertence o texto?

(A) notícia, porque apresenta um fato.

(B) crônica, porque aborda uma situação  comum do cotidiano.

X (C) reportagem, porque deriva de uma notícia.

(D) entrevista, porque colhe as informações de Mayana Zats.


7. No trecho “... de onde sempre volta, diz ela, “de quatro” com as novidades e avanços das pesquisas genéticas.”, a expressão destacada é um exemplo de uma linguagem:

(A) formal

(B) literária

X (C) informal

(D) técnica


8. No trecho “... onde participa do Congresso Internacional de Células-Tronco”, a palavra destacada indica:

(A) tempo

(B) causa

X (C) lugar

(D) finalidade


TEXTO IV

*  Leia e reflita sobre o diálogo, abaixo:

 

João e sua mãe, uma costureira, conversam:

- João, traga para mim aquela caixinha de costura, por favor.

- Mãe, qual o nome desse palitinho fino de ferro espetado na caixinha?

- É o alfinete, meu filho. Tenha cuidado, pegue pela cabeça do alfinete.

- “Cabeça do alfinete? (Falou João em tom bastante curioso)

- Sim, João. Esse pontinho mais largo na ponta é chamado de “cabeça”.

- Eu não sabia que alfinete também tinha cabeça, mãe.

-  Sim João, assim como você também, tem.

 https://www.infoescola.com/linguistica

 9. Que figura de linguagem foi utilizada no trecho destacado?

(A) Metáfora

(B) Metonímia

(C) Perífrase

X(D) Catacrese


10. No texto,  encontramos mais uma figura de linguagem. Qual?

(A) Sinestesia

(B) Metonímia

(C) Perífrase

X (D) Comparação



Você já finalizou esse desafio!!

 

Agora, chegou o momento de marcar o gabarito (X) de  acordo com suas respostas e enviar a foto dele para 98498-7746:




Atividades: 01 a 05/06

Aluno (a): _____________________________

                                                                        8°: ____


 A

 B

 C

 D

 1

X

 

 

 

 2

 

X

 

 

 3

 

 

X

 

 4

 

 

 

 X

 5

 

 

 X

 

 6

 

 

 X

 

 7

 

 

 X

 

 8

 

 

 X

 

 9

 

 

 

X

10

 

 

 

 X

Acredito em você!


2 comentários:

Utilize este espaço para você deixar sua dúvida, crítica, elogio ou sugestão.