Versos para você
E não é que repentinamente,
O barulho se
desfez?
O
compromisso com o horário se flexibilizou?
O ritmo perdeu
o compasso e
A mochila empoeirou?
A mochila empoeirou?
Não é estranho pensar que o descanso se tornou cansativo
E a
presença ficou distante?
O certo se tornou incerto e
As sonhadas férias ficaram com a cara de todos os dias?
As sonhadas férias ficaram com a cara de todos os dias?
É tempo de temer, mas também de aprender.
Sim! É tempo de
se proteger, de ressignificar e atribuir às pessoas, o respeito e o amor que elas
merecem.
Nada é tão
valioso, do que ser especial para alguém e
ter alguém especial no nosso coração.
ter alguém especial no nosso coração.
Já pensou
nisso?
A tormenta irá passar...
Em breve, você voltará
a ouvir o barulho dos colegas,
As brincadeiras e broncas
dos professores e
O soar do sino te
liberando para o lanche e o recreio.
Irá rir
das “tretas e confusões” da turma,
Ficará preocupado
com o dia “daquela avaliação”,
Estará
nas rodinhas conversando...
Cumprindo, naturalmente, o ritual da vida.
Por
enquanto, fique com as boas lembranças da escola
E a certeza
de que é possível continuar
Unido aos seus colegas e professores,
Mesmo que por ora,
Esteja fisicamente, separado deles.
Unido aos seus colegas e professores,
Mesmo que por ora,
Esteja fisicamente, separado deles.
Não poderia finalizar estes versos simples,
Sem deixar registrado o meu maior desejo:
"Que desse período, só fiquem marcas
possíveis de ajudá-lo a seguir o seu caminho
Com um coração cada vez
Mais forte e próximo de Deus".
Profª. Patrícia
Bilotti
Bom retorno ao
Linguagem Viral!
Escola Estadual Presidente Kennedy
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Aluno (a): Turma: 8º___
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Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia Bilotti
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Conteúdo: Crônica
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Aula: 1ª Mês: agosto Data: 05/08/2020
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1°- Fazer o cabeçalho, conforme o exemplo acima.
2º - Leia a crônica a seguir, depois copie e resolva as atividades.
OBS: Não é necessário copiar o texto, somente colocar o nome dele e do autor.
2º - Leia a crônica a seguir, depois copie e resolva as atividades.
OBS: Não é necessário copiar o texto, somente colocar o nome dele e do autor.
A tecnologia
Acordei cedo. Sem o que
fazer naquela manhã, resolvi ir à praça da minha localidade. Antes, um espaço
sem construção, cavalos amarrados nas estacas esperando seus donos que
assistiam à missa. Hoje, observava o pouco movimento da comunidade, alguns
poucos carros, motos e pássaros que insistiam em alegrar aquela manhã nos pés
de cajueiros.
Com o vento lambendo meu rosto e um calor de mil graus em
plena manhã, percebi um casal de idosos que acabara de sentar naquele banco
quase quebrado. Acho que esperavam algum transporte para ir à cidade, já que
precisamos nos deslocar do nosso pacato lugar para resolvermos nossos
problemas.
Ele parecia meio que revoltado, algo o intrigava. Aproximei-me sem
despertar sua atenção, descobri que falava de internet. Não era bem essa
palavra que ele fazia uso, mas desvendei que esse era o assunto. Ele dizia para
aquela senhora que ouvia suas inquietações:
- Esse povo de hoje só vive nesse tal de facebook.
- Verdade. A minha neta ganhou de presente um celular e
agora não faz outra coisa, senão cutucar aquele troço. Não gosto disso! Falou
aquela senhora.
Entre tantas conversas naquele banco da praça, o
senhor então resolveu amenizar o tom do diálogo:
-Me recordo da dona Toinha que comprou uma televisão e
resolvi ir a sua casa para vê-la depois de tantas conversas na vizinhança sobre
a novidade. Saí correndo desesperado tropeçando os pés no batente da porta da
casa quando a vi funcionar.
-É o ônibus!
-Vamos então.
-O importante é valorizar e respeitar esta nova tecnologia,
afinal, não podemos fazer nada para detê-la, apesar dela tanto nos ajudar.
-Cuidado com o batente, não vá bater o pé de novo!
-Claro que não!
Aquela cena chamou minha atenção, pois percebi como a
tecnologia influencia diretamente na vida das pessoas, jovens ou idosos. E se
você leitor, gostou do meu texto e se interessou por ele, posso te enviar pelo
e-mail, afinal, hoje tudo depende apenas de um clique.
Crônica de Nacélio Simoa, 8º ano SGA-CEP
Professor Maurício Araújo.
Disponível em: http://tudosaladeaula.blogspot.com/2016/06/interpretacao-cronica-7-ao-9-tecnologia.html Acesso em 29 de jun de 2020.
1. Em relação às características do texto, escreva:
a) Gênero:
Crônica
b) Narrador (personagem, observador ou onisciente):
Narrador-personagem
c) Linguagem ( literária, jornalística, religiosa, acadêmica...)
Linguagem literária.
d) Tipo de discurso (direto ou indireto):
Discurso direto
2. Qual o assunto do texto?
Tecnologia
Tecnologia
3.No
trecho: “Ele parecia meio que revoltado, algo o intrigava”. Os termos
destacados indicam que o homem estava
a) ( ) entristecido e com
raiva.
b) (X) indignado e
angustiado.
c) ( ) com raiva e
desconsolado.
d) ( ) triste e incomodado.
4. “Me recordo da dona Toinha que comprou uma
televisão...”, neste trecho, percebemos o uso da linguagem
a) ( ) formal.
b) (X) informal.
c) ( ) técnica.
d) ( ) gíria.
5 “Saí correndo desesperado tropeçando os pés no batente da porta da casa
quando a vi funcionar.” A palavra em destaque se refere a:
a) ( ) porta.
b) ( ) batente.
c) (X) televisão.
d) ( ) casa.
6. Na fala da personagem: “... senão cutucar aquele troço.”, o que
podemos compreender sobre o cotidiano vivido por aquela senhora?
a) ( ) Ela faz uso das tecnologias apesar de não
gostar.
b) (X) Ela demonstra repúdio com o uso de algumas
tecnologias.
c) ( ) Apesar de detestar a tecnologia, ela apoia
claramente o seu uso por familiares.
d) ( ) Aborrece quem faz uso das tecnologias.
7. Na frase: “Não era bem essa palavra que ele fazia uso, mas desvendei
que esse era o assunto.” A palavra em destaque introduz uma:
a)
( ) conclusão.
b)
( ) explicação.
c)
(X) oposição.
c)
( ) adição.
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