terça-feira, 4 de agosto de 2020

2º semestre - 1ª e 2ª aula






Versos para você


E não é que repentinamente,
O barulho se desfez?
O compromisso com o horário se flexibilizou?
O ritmo perdeu o compasso e
A mochila empoeirou?

Não é estranho pensar que o descanso se tornou cansativo
E a presença ficou distante?
O certo se tornou incerto e
As sonhadas férias ficaram com a cara de todos os dias?

É tempo de temer, mas também de aprender.
Sim! É tempo de se proteger,  de ressignificar e atribuir às pessoas,  o respeito e o amor que elas merecem.
Nada é tão valioso, do que ser especial para alguém e
ter alguém especial no nosso coração.
 Já pensou nisso?

A tormenta irá passar...
Em breve, você voltará a ouvir o barulho dos colegas,
As brincadeiras e broncas dos professores e
O soar do sino te liberando para o lanche e o recreio.


Irá rir das “tretas e confusões” da turma,
Ficará preocupado com o dia “daquela avaliação”,
Estará nas rodinhas conversando...

Cumprindo, naturalmente, o ritual  da vida.


Por enquanto, fique com as boas lembranças da escola
E a certeza de que é possível continuar 
Unido aos seus colegas e professores,
 Mesmo que por ora, 
 Esteja fisicamente, separado deles.


Não poderia finalizar estes versos simples, 
Sem deixar registrado o meu maior desejo:
"Que desse período, só fiquem marcas
possíveis de ajudá-lo a seguir o seu caminho 
Com um coração cada vez 
Mais forte e próximo de Deus".


Profª. Patrícia Bilotti






 Lança Confetes Chuva de Corações - Ydh - Lança Confete - Magazine ...
















 
Que tenhamos um semestre muito abençoado!
Bom retorno ao
Linguagem Viral!

















Escola Estadual Presidente Kennedy
Aluno (a):                                                                             Turma:  8º___
Disciplina: Língua Portuguesa                          Professora: Patrícia Bilotti
Conteúdo: Crônica
Aula: 1ª                          Mês: agosto                              Data: 05/08/2020

1°- Fazer o cabeçalho, conforme o exemplo acima. 
2º - Leia a crônica a seguir, depois copie e resolva as atividades.
OBS: Não é necessário copiar o texto, somente colocar o nome dele e do autor.

A tecnologia

Acordei cedo.  Sem o que fazer naquela manhã, resolvi ir à praça da minha localidade. Antes, um espaço sem construção, cavalos amarrados nas estacas esperando seus donos que assistiam à missa. Hoje, observava o pouco movimento da comunidade, alguns poucos carros, motos e pássaros que insistiam em alegrar aquela manhã nos pés de cajueiros. 
 Com o vento lambendo meu rosto e um calor de mil graus em plena manhã, percebi um casal de idosos que acabara de sentar naquele banco quase quebrado. Acho que esperavam algum transporte para ir à cidade, já que precisamos nos deslocar do nosso pacato lugar para resolvermos nossos problemas.
Ele parecia meio que revoltado, algo o intrigava. Aproximei-me sem despertar sua atenção, descobri que falava de internet. Não era bem essa palavra que ele fazia uso, mas desvendei que esse era o assunto. Ele dizia para aquela senhora que ouvia suas inquietações:
 - Esse povo de hoje só vive nesse tal de facebook.
 - Verdade. A minha neta ganhou de presente um celular e agora não faz outra coisa, senão cutucar aquele troço. Não gosto disso! Falou aquela senhora.
  Entre tantas conversas naquele banco da praça, o senhor então resolveu amenizar o tom do diálogo:
  -Me recordo da dona Toinha que comprou uma televisão e resolvi ir a sua casa para vê-la depois de tantas conversas na vizinhança sobre a novidade. Saí correndo desesperado tropeçando os pés no batente da porta da casa quando a vi funcionar.
 -É o ônibus!
 -Vamos então.
 -O importante é valorizar e respeitar esta nova tecnologia, afinal, não podemos fazer nada para detê-la, apesar dela tanto nos ajudar.
 -Cuidado com o batente, não vá bater o pé de novo!
 -Claro que não!
 Aquela cena chamou minha atenção, pois percebi como a tecnologia influencia diretamente na vida das pessoas, jovens ou idosos. E se você leitor, gostou do meu texto e se interessou por ele, posso te enviar pelo e-mail, afinal, hoje tudo depende apenas de um clique. 
Crônica de Nacélio Simoa, 8º ano SGA-CEP Professor Maurício Araújo.






1. Em relação às características do texto, escreva:
a) Gênero: 
Crônica
b) Narrador (personagem, observador ou onisciente):
Narrador-personagem
c) Linguagem ( literária, jornalística, religiosa, acadêmica...) 
Linguagem literária.
d) Tipo de discurso (direto ou indireto):
Discurso direto


2. Qual o assunto do texto?
Tecnologia

3.No trecho: “Ele parecia meio que revoltado, algo o intrigava”. Os termos destacados indicam que o homem estava
a) (  ) entristecido e com raiva.
b) (X) indignado e angustiado.
c) (  ) com raiva e desconsolado.
d) (  ) triste e incomodado.


4. “Me recordo da dona Toinha que comprou uma televisão...”, neste trecho, percebemos o uso da linguagem
a) (  ) formal.
b) (X) informal.
c) (  ) técnica.
d) (  ) gíria.

5 “Saí correndo desesperado tropeçando os pés no batente da porta da casa quando a vi funcionar.” A palavra em destaque se refere a:
a) (  ) porta.
b) (  ) batente.
c) (X) televisão.
d) (  ) casa.

6. Na fala da personagem: “... senão cutucar aquele troço.”, o que podemos compreender sobre o cotidiano vivido por aquela senhora?
a) (  ) Ela faz uso das tecnologias apesar de não gostar.
b) (X) Ela demonstra repúdio com o uso de algumas tecnologias.
c) (  ) Apesar de detestar a tecnologia, ela apoia claramente o seu uso por familiares.
d) (  ) Aborrece quem faz uso das tecnologias.

7. Na frase: “Não era bem essa palavra que ele fazia uso, mas desvendei que esse era o assunto.” A palavra em destaque introduz uma:
a) (  ) conclusão.
b) (  ) explicação.
c) (X) oposição.
c) (  ) adição.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Utilize este espaço para você deixar sua dúvida, crítica, elogio ou sugestão.