Na semana passada, revisamos “Notícia” e
na aula de hoje, iremos revisar o
Escola Estadual Presidente Kennedy |
Aluno (a): Turma: 8º___ |
Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia Bilotti |
Conteúdo: Conto Popular |
Aula: 3ª Mês: agosto Data: 12/08/2020 |
1°- Fazer o cabeçalho, conforme o exemplo acima.
2º - Leia o texto a seguir, depois copie e resolva as atividades.
(Não copie o texto, somente coloque o nome dele e do autor).
Contos populares (ou folclóricos) são narrativas passadas de geração em geração. Elas não têm autor conhecido. Cada história é aumentada e modificada à medida que vai sendo repetida. A autoria é atribuída ao povo — folk, em inglês. Daí se origina a palavra folclore. Muitos contos populares são bastante antigos. Passando de boca em boca, não eram escritos. Mantinham-se vivos graças à memória dos contadores de histórias.
ESOPO
Esopo era um escravo de rara inteligência que servia à casa de um conhecido chefe militar da antiga Grécia. Certo dia, em que seu patrão conversava com outro companheiro sobre os males e as virtudes do mundo, Esopo foi chamado a dar a sua opinião sobre o assunto, ao que respondeu seguramente:
--
Tenho a mais absoluta certeza de que a maior virtude da Terra está à venda no
mercado.
--
Como? – perguntou o amo, surpreso – Tens certeza do que estás falando? Como
podes afirmar tal coisa?
--
Não só afirmo, como, se meu amo permitir, irei até lá e trarei a maior virtude
da Terra.
Com
a devida autorização do amo, saiu Esopo e, dali a alguns minutos, voltou carregando
um pequeno embrulho. Ao abrir o pacote, o velho chefe encontrou vários pedaços
de língua e, enfurecido, deu ao escravo uma chance para se explicar.
--
Meu amo, não vos enganei – retrucou Esopo --- A língua é, realmente, a maior
das virtudes. Com ela podemos consolar, ensinar, esclarecer, aliviar e
conduzir. Pela língua os ensinos dos filósofos são divulgados, os conceitos
religiosos são espalhados, as obras dos poetas se tornam conhecidas de todos.
Acaso podeis negar essas verdades, meu amo?
--
Boa, meu caro – retrucou o amo – Já que és desembaraçado, que tal trazer-me
agora o pior vício do mundo?
--
É perfeitamente possível, senhor. E com nova autorização de meu amo, irei
novamente ao mercado e de lá trarei o pior vício de toda Terra.
Concedida
a permissão, Esopo saiu novamente e dali a minutos voltava com outro pacote,
semelhante ao primeiro. Ao abri-lo, o amo encontrou novamente pedaços de
língua. Desapontado, interrogou o escravo e obteve dele surpreendente resposta:
--
Por que vos admirais de minha escolha? Do mesmo modo que a língua, bem
utilizada, se converte numa sublime virtude, quando relegada a planos
inferiores, se transforma no pior dos vícios. Através dela tecem-se as intrigas
e as violências verbais. Através dela, as verdades mais santas, por ela mesma
ensinadas, podem ser corrompidas e apresentadas como anedotas vulgares e sem
sentido. Através da língua, estabelecem-se as discussões infrutíferas, os
desentendimentos prolongados e as confusões populares que levam ao
desequilíbrio social. Acaso podeis refutar o que digo? – indagou Esopo.
Impressionado
com a inteligência invulgar do serviçal, o senhor calou-se, comovido, e, no
mesmo instante, reconhecendo o disparate que era ter um homem tão sábio como
escravo, deu-lhe a liberdade.
Esopo
aceitou a libertação e tornou-se, mais tarde, um contador de fábulas muito
conhecido da Antiguidade, cujas histórias até hoje se espalham por todo o
mundo.
(Autor desconhecido)
http://odemartins.blogspot.com/2014/05/interpretacao-de-texto-8-ano.htmlAcesso em 06 de jul de 2020.
1) Quem são os protagonistas deste conto?
O Chefe militar da Antia Grécia e o escravo (Esopo)
2) O trecho “indagou Esopo” pode ser escrita, mantendo-se o mesmo sentido, como:
a) ( ) respondeu Esopo;
b) ( ) percebeu Esopo;
c) (X) perguntou Esopo;
d) ( ) assegurou Esopo;
3) Segundo o texto, a língua tanto serve para as virtudes quanto para os vícios do mundo.
Como exemplo de virtude e
vício, respectivamente, podem-se citar:
a) ( ) ensinamentos filosóficos e conceitos
religiosos.
b) ( ) discussões infrutíferas e obras literárias.
c) ( ) rede de intrigas e desentendimentos.
d)(X)“impressionado com a inteligência invulgar do serviçal...”) ensinamento das verdades santas e criação
de anedotas vulgares.
4) Dê o significado do adjetivo invulgar, no trecho “impressionado
com a inteligência invulgar do serviçal...”
Rara -“impressionado com a inteligência rara do serviçal...”
5) Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:
(A) Personagens principais
(B) Local onde aconteceram os fatos
(C) Desfecho
(D) Narrador observador
(D ) Esopo era um escravo de rara inteligência que servia à casa de um conhecido chefe militar.
(A) O chefe militar e o escravo.
(B) Antiga Grécia.
(C) Esopo foi a libertado e
tornou-se, mais tarde, um contador de fábulas muito conhecido da Antiguidade
6) Em “Ao abri-lo”, o pronome foi usado para substituir
a) (X) pacote.
b) ( ) amo.
c) ( ) primeiro.
d) ( ) Esopo.
7) Qual foi o motivo que levou à libertação do escravo Esopo?
O motivo que levou à libertação de Esopo foi sua grande sabedoria.
Obrigada professora Patrícia
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