Voltamos!!!!
QUE RUFEM OS TAMBORES!
Hoje, vamos abordar o gênero textual
CHARGE.
Escola Estadual Presidente Kennedy |
Aluno (a): Charge Turma: 8º___ |
Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia Bilotti |
Conteúdo: Charge |
Aula: 1ª Mês: setembro Data: 01/09/2020 |
Orientações:
1°- Fazer o cabeçalho, conforme o exemplo acima.
2º - Leia os textos a seguir e depois faça as atividades.
(Não copie os textos, somente as atividades)
3º - A correção será na sexta-feira ( 04/09).
4º NÃO É NECESSÁRIO enviar esta atividade para a professora.
5º - Na próxima semana, faremos um simulado e será postado o Regulamento do Projeto: "PALCO VIRTUAL SHOW".
O que é
mesmo uma Charge?
Charge é uma ilustração humorística que envolve a caricatura de um ou mais personagens, feita com o objetivo de satirizar algum acontecimento da atualidade. Seu principal objetivo é estabelecer uma opinião crítica e, através dos elementos visuais e verbais, persuadir o leitor, influenciando-o ideologicamente.
As charges são muito
utilizadas para fazer críticas de natureza política. São normalmente publicadas
em jornais ou revistas e conseguem atingir um vasto público. Para interpretar o
significado de uma charge, é necessário estar a par dos acontecimentos
políticos nacionais e internacionais.
A charge constitui um
gênero textual interessante, que combina a linguagem verbal (com palavras) e a
não verbal (com imagem) e pode indicar opiniões e juízos de valores por parte
de quem enuncia (o chargista). Também não é por acaso que cada vez mais as
charges estejam presentes nos diversos vestibulares como objeto de análise.
Em um primeiro contato,
o leitor pode até pensar que a charge é apenas um texto engraçado e inocente,
mas basta uma leitura mais cuidadosa para perceber que estamos diante de um
gênero textual riquíssimo, que critica personalidades, política, sociedade, entre
outros temas relevantes.
Principais características da charge:
• Retrata acontecimentos contemporâneos;
• Retratação do exagero;
• Possui caráter cômico, satírico e irônico;
• Considerado um gênero jornalístico;
• Pode representar um posicionamento
editorial;
• Considerada uma narrativa efêmera, pois
retrata notícias e assuntos factuais;
• Tem como principal tema questões sociais e
políticas, seja nacionalmente ou internacionalmente.
Para saber mais, assista ao vídeo:
👇
1. Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso, as alternativas referentes às afirmações sobre o gênero textual charge:
a. ( F) As charges são muito utilizadas para fazer
críticas só de natureza política.
b. (V) As charges normalmente são publicadas em jornais ou revistas.
c. (V) A charge é uma ilustração humorística que critica personalidades, política e sociedade.
d. (F) A charge não tem objetivo de criticar nada, nem ninguém.
2. Identifique, no texto lido, o objetivo principal da charge.
O principal objetivo da charge é estabelecer uma opinião crítica e, através dos elementos visuais e verbais, persuadir o leitor, influenciando-o ideologicamente.
3. No trecho: “Para interpretar o significado de uma charge, é necessário estar a par dos acontecimentos políticos nacionais e internacionais”, o chargista quis dizer que:
a. (X ) O leitor precisa estar atualizado com o mundo atual.
b. ( ) Não é necessário conhecer a atual situação
da sociedade para compreender uma charge.
c. ( ) O leitor alienado* compreende
perfeitamente qualquer charge.
d. ( ) Qualquer pessoa entende a mensagem de uma charge.
* incapacidade de em pensar ou agir por si próprio
4. A charge é constituída por uma linguagem verbal e por uma não verbal. Observe a charge a seguir e comente a mensagem social contida nela.
5.Marque as características a que pertence o gênero textual charge:
a. Retrata
acontecimentos contemporâneos.
b. Objetiva levar o
leitor à tristeza.
c. Tem como principais
temas questões sociais e políticas.
d. Considerado um
gênero literário jornalístico.
* Analise a charge abaixo para responder à questão a seguir:
http://www.ivancabral.com/2011/06/charge-do-dia-rede-social.html Acesso em 19 de ago. de 2020.
6. O
efeito de sentido da charge é provocado pela combinação de informações visuais
e recursos linguísticos. No contexto da ilustração, a frase proferida recorre à:
a.
(X) polissemia, ou seja, aos
múltiplos sentidos da expressão “rede social” para transmitir a ideia que
pretende veicular.
b.
( ) ironia para conferir um novo
significado ao termo “outra coisa”.
c. ( ) homonímia para
opor, a partir do advérbio de lugar “aqui”, o espaço da população pobre e o
espaço da população rica.
d.
( ) personificação para opor o
mundo real pobre ao mundo virtual rico.
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