quarta-feira, 16 de setembro de 2020

3ª aula

                                                   

 

Escola Estadual Presidente Kennedy

Aluno (a):                                                                                               Turma:  8º___

Disciplina: Língua Portuguesa                                             Professora: Patrícia Bilotti

Conteúdo:  Linguagem Formal e Informal

Aula: 3ª                               Mês: setembro                           Data: 16/09/2020

Orientações:
1°- Fazer o cabeçalho, conforme o exemplo acima.

 - Leia os textos a seguir  e depois  faça as atividades.

 (Não copie os textos, somente  as atividades)

3º - A correção será na sexta-feira (18/09).

4º  NÃO É NECESSÁRIO enviar esta atividade para a professora.´


                                             



                                                          E AÍ, TURMA?!

Prontos para mais uma aula?


Nesta quarta-feira (16/09), 

            vamos aprender sobre a importância de se
          utilizar a linguagem correta de acordo com o 
                      contexto em que estamos. 
LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL


 





linguagem formal e informal são duas variantes linguísticas que possuem o intuito de comunicar. No entanto, elas são utilizadas em contextos distintos. Sendo assim, é muito importante saber diferenciar essas duas variantes para compreender seus usos em determinadas situações.

Quando falamos com amigos e familiares utilizamos a linguagem informal. Entretanto, se estamos numa reunião na empresa, numa entrevista de emprego ou escrevendo um texto, devemos utilizar a linguagem formal.

No exemplo abaixo, notamos a presenças dos dois tipos de linguagem: formal e informal.

A linguagem formal, também chamada de "culta" está pautada no uso correto das normas gramaticais bem como na boa pronúncia das palavras.

Já a linguagem informal ou coloquial representa a linguagem cotidiana, ou seja, trata-se de uma linguagem espontânea, regionalista e despreocupada com as normas gramaticais.

No âmbito da linguagem escrita, podemos cometer erros graves entre as linguagens formal e informal.

Dessa forma, quando os estudantes produzem um texto, pode haver dificuldade de se distanciar da linguagem mais espontânea e coloquial. Isso acontece por descuido, por não dominarem as regras gramaticais OU POR FALTA DE LEITURA.

Assim, para que isso não aconteça, é muito importante estar atento às variações, para não cometer erros.

 Para melhor entender essas duas modalidades linguísticas, vejamos os exemplos abaixo:

Exemplo 1- LINGUAGEM FORMAL

   Doutor Armando seguiu até a esquina para encontrar o filho que chegava da escola, enquanto Maria, sua esposa, preparava o almoço.

 Quando chegaram em casa, Armando e seu filho encontraram Dona Maria na cozinha preparando uma das receitas de família, o famoso bolo de fubá cremoso, a qual aprendera com sua avó Carmela.

             Exemplo 2 -  LINGUAGEM INFORMAL

    Doutor Armando foi até a esquina esperá o filho que chegava da escola. Nisso, a Maria ficou em casa preparando o almoço.

    Quando eles chegarão em casa a Maria tava na cozinha preparando a famosa receita da família boa pra caramba o bolo de fubá cremoso.

1. Reescreva o texto de Luiz Gonzaga e José Dantas,  na linguagem formal, mudando o vocabulário e corrigindo a ortografia, sempre que necessário.



Seu doutor, os nordestinos têm muita gratidão

Pelo auxilio dos sulistas, nesta seca do sertão.

Mas doutor, uma esmola a um homem que é são

Ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão.

É por isso que pedimos proteção a você,

Homem por nós escolhido, para as rédeas do poder.

Doutor, dos vinte estados, temos oito sem chover.

Veja bem...Quase a metade do país está sem comer.

Dê serviço ao nosso povo, encha os rios da barragem.

Dê comida a preço bom, não esqueça a açudagem*.

Livre assim, nós das esmolas, que no fim desta estiagem

Lhe pagaremos até os juros sem gastar nossa coragem.

Se o doutor fizer assim, salva o povo do sertão.

Quando um dia a chuva vier, que riqueza para a nação!

Nunca mais nós pensaremos em seca, vai dar tudo neste chão.

Como vê, nosso destino, você tem em suas mãos.


*criação de açudes  (locais para o represamento da água a ser utilizada na época da seca) 


2. Pesquise e transcreva o trecho de uma música que apresente:

a. Linguagem formal

Resposta Pessoal

Sugestão:


Era uma vez (Kell Smith) O dia em que todo dia era bom Delicioso gosto e o bom gosto Das nuvens serem feitas de algodão Dava pra ser herói No mesmo dia em que escolhia ser vilão E acabava tudo em lanche, um banho quente E talvez um arranhão


b. Linguagem informal

Resposta Pessoal

Sugestão:


Caipira (Chitãozinho e Xororó)

O que eu vistu num é linhu

Ando inté de pé nu chão

E u cantá de um passarinho

É pra mim uma canção

Vivo co’a poera da enxada

Intranhada nu nariz

Trago a roça bem prantada

Pra servi u meu país.

3. Escreva um bilhete (utilizando a linguagem formal) para a coordenadora de sua escola, justificando a sua falta, no dia em que houve uma avaliação. 

Resposta Pessoal.



Atenção!!!
Alunos  que estão devendo avaliação Diagnóstica:
Enviar o mais rápido, possível.

👇

8º A
Dinaelly Salustriano
Gabriel  Andrade
Luiz Gabriel
Pablo Mateus

8º B
Ana Luíza 
Maria Eduarda
Pablo Henrique
Vítor Pires

https://forms.gle/FvUkwT8VX43YnDZD6






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Utilize este espaço para você deixar sua dúvida, crítica, elogio ou sugestão.