Chegou o
momento de falarmos sobre
POLISSEMIA.
E aí,
preparado para
aprender?
Escola Estadual Presidente Kennedy |
Aluno (a): Turma: 8º__ |
Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Professora: Patrícia Bilotti |
Conteúdo: Polissemia |
Aula: 3ª Mês: outubro Data: 23/10/2020 |
Leia as frases no quadro a seguir e
0bserve como a palavra
"ponto",
tem significados diferentes em cada uma
delas.
Vamos ver mais exemplos?
1. Diga qual o sentido da palavra destacada em cada caso.
a.
Aquele ator da novela é um gato.
b.
Foram processados por fazerem um gato na rede elétrica.
c.
Os boias-frias eram aliciados por um gato.
d.
Camila usava grampo nos cabelos.
e.
As gravações telefônicas foram possíveis porque fizeram um grampo.
f. Carla é uma fera em
informática.
g.
É preciso domar a fera antes de adestrá-la.
h.
Ela ficou uma fera porque ele estragou a almofada.
i.
Foi preso acusado de ser o cabeça do golpe.
j.
A despesa ficou em dez reais por cabeça.
k.
Todos o admiram, pois é uma das maiores cabeças do jornalismo
brasileiro.
l.
Ele vive tendo problemas, pois é um moço sem cabeça.
m.
Desceu do ônibus no ponto errado.
n.
A calda de caramelo ainda não está no ponto.
o.
A costureira deu pontos na barra da calça.
p.
Ele marca ponto na lanchonete às sextas.
2. O
efeito de sentido da charge é provocado pela combinação de informações visuais
e recursos linguísticos. No contexto da ilustração, a frase proferida recorre
à:
a. ( ) polissemia,
ou seja, aos múltiplos sentidos da expressão "rede social" para
transmitir a ideia que pretende veicular.
b. (
) ironia para conferir um novo significado ao termo "outra
coisa".
c. ( ) homonímia
para opor, a partir do advérbio de lugar, o espaço da população pobre e o
espaço da população rica.
d.
( ) personificação para opor o mundo real pobre ao mundo virtual rico.
e. ( ) antonímia para comparar a rede
mundial de computadores com a rede caseira de descanso da família.
Continue se cuidando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Utilize este espaço para você deixar sua dúvida, crítica, elogio ou sugestão.