8º ANO
Olá, aluno(a)!
Espero que você esteja muito bem e
com muita vontade de aprender.
O tema de nossa aula é
Canção.
Escola Estadual Presidente Kennedy |
Aluno (a): Turma: 8º__ |
Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia Bilotti |
Conteúdo: Canção |
Aula: 1ª Mês: novembro Data: 04/11/2020 |
Orientações:
- 1°- Fazer o cabeçalho, conforme o exemplo acima.
- 2º- Fazer a leitura atenta dos textos e desenvolver as atividades (copiar as atividades no caderno, não é necessário copiar os textos)
- 3º - NÃO É NECESSÁRIO ENVIAR ESTA ATIVIDADE PARA A PROFESSORA.
- 4º - Próxima sexta-feira (05/11) faremos a correção. Ok?
Canção
A canção é uma
composição musical para a voz humana, escrita, normalmente sobre um texto, e acompanhada
por instrumentos musicais.
A canção é tipicamente
interpretada por um único vocalista, mas também pode ser cantada por um dueto,
trio ou mais vozes. O texto ou letra das canções são tradicionalmente versos de
poesia, mas podem ser versos religiosos de livre prosa.
Os gêneros textuais
poema e canção são bastante semelhantes. Ambos têm como objetivo fazer da
língua o instrumento artístico capaz de tocar a sensibilidade do destinatário.
São similares também
quanto ao formato, pois são constituídos de versos, agrupados em estrofes e se caracterizam
pelo ritmo.
Assim, ambos os gêneros
textuais (poema e canção) trabalham com recursos expressivos, com a linguagem
poética, apoiam-se em métrica fixa ou não, em rimas regulares ou não, mas têm
no ritmo a sua marca essencial e visam a causar prazer estético.
No caso da canção, a
combinação harmoniosa dos sons dos instrumentos é acrescida da musicalidade das
palavras. É no ritmo que a canção se distingue um pouco mais do poema, pois
está estreitamente vinculada ao ato de cantar. O ritmo é muito ligado à música,
aos instrumentos, aos arranjos etc. Muitas vezes, a nossa leitura "muda”
quando ouvimos a música da canção que analisamos em sala de aula.
Disponível em:
https://educrealmirian.blogspot.com/2017/08/genero-textualmusica-cancao-e-receita.html
Acesso em 08 de set.de 2020.
* Leia a história
e a letra de “Canção da América”, de Milton Nascimento, para responder
as atividades seguintes:
Você sabe como nasceu “Canção da América”? Conta Milton Nascimento:
Eu estava gravando em Holywood
e conheci o músico Ricky Fataar. Conversamos sobre a solidão de Los Angeles, a
falta de contato físico entre as pessoas e ali nos aproximamos. Passamos bons
momentos juntos, cultivando uma linda amizade. O tempo passou, retornei pra
casa e quando voltei para Los Angeles infelizmente ele não estava lá. Sentei no
quarto, durante a noite, e fiz uma letra toda em inglês. Fernando Brant estava
comigo e passou a letra para o português. Nesses últimos dias parece que o verso
“Qualquer dia amigo, a gente vai se encontrar” faz ainda mais sentido. Que a
gente possa continuar em casa para em breve retornarmos com segurança para os
abraços de nossos amigos.
Amigo é coisa para se
guardar
Debaixo de sete chaves
Dentro do coração
Assim falava a canção
que na América ouvi
Mas quem cantava chorou
Ao ver o seu amigo
partir
Mas quem ficou, no
pensamento voou
Com seu canto que o
outro lembrou
E quem voou, no
pensamento ficou
Com a lembrança que o
outro cantou
Amigo é coisa para se
guardar
No lado esquerdo do
peito
Mesmo que o tempo e a
distância digam "não"
Mesmo esquecendo a
canção
O que importa é ouvir
A voz que vem do
coração
Pois seja o que vier,
venha o que vier
Qualquer dia, amigo, eu
volto
A te encontrar
Qualquer dia, amigo, a
gente vai se encontrar
Composição: Fernando
Brant / Milton Nascimento
Interpretando o texto
1.
A expressão “debaixo de sete chaves”, significa:
a) (X ) uma expressão
popular da língua portuguesa, utilizada no sentido de “algo que está muito bem protegido”
ou “um segredo muito bem guardado.”
b) ( ) uma forma de dizer que está com saudades de
alguém.
c) ( ) uma maneira de expressar sentimentos de ambição.
d) ( ) uma forma de dizer que amigo não existe.
2.
Indique o verso que mostra o efeito que causa a canção naquele que vê o amigo
partir.
“Qualquer dia amigo a gente vai se encontrar.”
3.
Mesmo que o tempo e a distância separem os amigos, onde os autores dizem que
devemos guardá-los?
4.
O verso “Amigo é coisa pra se guardar” expressa a ideia de que a amizade:
a) ( ) é um sentimento que acaba facilmente, se
mantido em liberdade.
b) ( ) é frágil, inconstante, e pouco resistente
aos problemas da vida moderna.
c) ( ) deve ser mantida em segredo para não causar
inveja.
d) ( X ) é um bem muito precioso, de valor
inestimável.
5.
Em: “Mas quem cantava chorou”, as palavras destacadas
expressam, respectivamente:
a) ( ) um verbo e um adjetivo
b) ( ) um advérbio e uma conjunção
c) ( X ) uma conjunção e um verbo
d) ( ) um verbo e um
substantivo
6. Com base no texto de introdução de “Canção da
América”, marque as alternativas que melhor explicam a intenção de Milton
Nascimento ao compor esta música:
I. Em homenagem a
Holywood, onde foi morar.
II. Em homenagem ao
músico Ricky Fataar, com quem fez uma bela amizade.
III. Foi pelos bons
momentos que viveu na África.
IV. O tempo passou, ele
voltou para o Brasil e quando retornou para Los Angeles, infelizmente seu amigo
Ricky Fataar, havia falecido.
Assinale:
a) ( ) estão corretas as alternativas I e III
b) ( ) estão corretas as alternativas II e III.
c) ( X) estão corretas as alternativas II e IV
d) ( ) estão corretas as alternativas III e IV
7.
Comente sobre a mensagem que esta música nos traz.
A música expressa a importância da amizade, independentemente, da distância, do tempo ou de qualquer outra circunstância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Utilize este espaço para você deixar sua dúvida, crítica, elogio ou sugestão.