terça-feira, 3 de novembro de 2020

MATERIAL DO 8º ANO

 

         8º ANO



Olá, aluno(a)!


Espero que você esteja muito bem e

com muita vontade de aprender.

 


O tema de nossa aula é

Canção.



Escola Estadual Presidente Kennedy

Aluno (a):                                                                                               Turma:  8º__

Disciplina: Língua Portuguesa                                             Professora: Patrícia Bilotti

Conteúdo:  Canção

Aula: 1ª                                           Mês: novembro                           Data: 04/11/2020

Orientações:

  • 1°- Fazer o cabeçalho, conforme o exemplo acima.
  • - Fazer a leitura atenta dos textos e desenvolver as atividades (copiar as atividades no caderno, não é necessário copiar os textos)
  • 3º - NÃO É NECESSÁRIO ENVIAR ESTA ATIVIDADE PARA A PROFESSORA.
  • 4º - Próxima sexta-feira (05/11) faremos a correção. Ok?


Canção


 

A canção é uma composição musical para a voz humana, escrita, normalmente sobre um texto, e acompanhada por instrumentos musicais.

A canção é tipicamente interpretada por um único vocalista, mas também pode ser cantada por um dueto, trio ou mais vozes. O texto ou letra das canções são tradicionalmente versos de poesia, mas podem ser versos religiosos de livre prosa.

Os gêneros textuais poema e canção são bastante semelhantes. Ambos têm como objetivo fazer da língua o instrumento artístico capaz de tocar a sensibilidade do destinatário.

São similares também quanto ao formato, pois são constituídos de versos, agrupados em estrofes e se caracterizam pelo ritmo.

Assim, ambos os gêneros textuais (poema e canção) trabalham com recursos expressivos, com a linguagem poética, apoiam-se em métrica fixa ou não, em rimas regulares ou não, mas têm no ritmo a sua marca essencial e visam a causar prazer estético.

No caso da canção, a combinação harmoniosa dos sons dos instrumentos é acrescida da musicalidade das palavras. É no ritmo que a canção se distingue um pouco mais do poema, pois está estreitamente vinculada ao ato de cantar. O ritmo é muito ligado à música, aos instrumentos, aos arranjos etc. Muitas vezes, a nossa leitura "muda” quando ouvimos a música da canção que analisamos em sala de aula.

Disponível em: https://educrealmirian.blogspot.com/2017/08/genero-textualmusica-cancao-e-receita.html Acesso em 08 de set.de 2020.

 

   

* Leia a história e a letra de “Canção da América”, de Milton Nascimento, para responder as atividades seguintes:



Você sabe como nasceu “Canção da América”? Conta Milton Nascimento: 

Eu estava gravando em Holywood e conheci o músico Ricky Fataar. Conversamos sobre a solidão de Los Angeles, a falta de contato físico entre as pessoas e ali nos aproximamos. Passamos bons momentos juntos, cultivando uma linda amizade. O tempo passou, retornei pra casa e quando voltei para Los Angeles infelizmente ele não estava lá. Sentei no quarto, durante a noite, e fiz uma letra toda em inglês. Fernando Brant estava comigo e passou a letra para o português. Nesses últimos dias parece que o verso “Qualquer dia amigo, a gente vai se encontrar” faz ainda mais sentido. Que a gente possa continuar em casa para em breve retornarmos com segurança para os abraços de nossos amigos.


Amigo é coisa para se guardar

Debaixo de sete chaves

Dentro do coração

Assim falava a canção que na América ouvi

Mas quem cantava chorou

Ao ver o seu amigo partir

Mas quem ficou, no pensamento voou

Com seu canto que o outro lembrou

E quem voou, no pensamento ficou

Com a lembrança que o outro cantou

Amigo é coisa para se guardar

No lado esquerdo do peito

Mesmo que o tempo e a distância digam "não"

Mesmo esquecendo a canção

O que importa é ouvir

A voz que vem do coração

Pois seja o que vier, venha o que vier

Qualquer dia, amigo, eu volto

A te encontrar

Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar

Composição: Fernando Brant / Milton Nascimento

 

Interpretando o texto

1. A expressão “debaixo de sete chaves”, significa:

a) (X ) uma expressão popular da língua portuguesa, utilizada no sentido de “algo que está muito bem protegido” ou “um segredo muito bem guardado.”

b) (  ) uma forma de dizer que está com saudades de alguém.

c) (  ) uma maneira de expressar sentimentos de ambição.

d) (  ) uma forma de dizer que amigo não existe.

 

2. Indique o verso que mostra o efeito que causa a canção naquele que vê o amigo partir.

“Qualquer dia amigo a gente vai se encontrar.”

 

3. Mesmo que o tempo e a distância separem os amigos, onde os autores dizem que devemos guardá-los?

 Devemos guardá-los no lado esquerdo do peito.

4. O verso “Amigo é coisa pra se guardar” expressa a ideia de que a amizade:

a) (  ) é um sentimento que acaba facilmente, se mantido em liberdade.

b) (  ) é frágil, inconstante, e pouco resistente aos problemas da vida moderna.

c) (  ) deve ser mantida em segredo para não causar inveja.

d) ( X ) é um bem muito precioso, de valor inestimável.


5. Em: “Mas quem cantava chorou”, as palavras destacadas expressam, respectivamente:

a) (  ) um verbo e um adjetivo

b) (  ) um advérbio e uma conjunção

c) ( X ) uma conjunção e um verbo

d) (  ) um verbo e um substantivo

 

6. Com base no texto de introdução de “Canção da América”, marque as alternativas que melhor explicam a intenção de Milton Nascimento ao compor esta música:

I. Em homenagem a Holywood, onde foi morar.

II. Em homenagem ao músico Ricky Fataar, com quem fez uma bela amizade.

III. Foi pelos bons momentos que viveu na África.

IV. O tempo passou, ele voltou para o Brasil e quando retornou para Los Angeles, infelizmente seu amigo Ricky Fataar, havia falecido.

Assinale:

a) (  ) estão corretas as alternativas I e III

b) (  ) estão corretas as alternativas II e III.

c) ( X) estão corretas as alternativas II e IV

d) (  ) estão corretas as alternativas III e IV

 

7. Comente sobre a mensagem que esta música nos traz.

  A música expressa a importância da amizade, independentemente, da distância, do tempo ou de qualquer outra circunstância.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Utilize este espaço para você deixar sua dúvida, crítica, elogio ou sugestão.