Com a graça de Deus, estamos de volta.
Hoje, vamos aprender sobre um
tema importantíssimo.
Vem comigo!!
Escola Estadual Presidente Kennedy |
Aluno (a): Turma: 8º__ |
Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia Bilotti |
Conteúdo: Seminário |
Aula: 2ª Mês: novembro Data: 18/11/2020 |
Orientações:
- 1°- Fazer o cabeçalho, conforme o exemplo acima.
- 2º- Fazer a leitura atenta dos textos e desenvolver as atividades (copiar as atividades no caderno, não é necessário copiar os textos)
- 3º - É NECESSÁRIO ENVIAR ESTA ATIVIDADE PARA A PROFESSORA.
- 4º - Próxima sexta-feira (20/11) faremos a correção. Ok?
Seminário
O que é? Como realizá-lo?
Entre os gêneros textuais que tem como foco
principal a oralidade, está o Seminário.
O objetivo principal
do seminário é proporcionar
o desenvolvimento da capacidade de pesquisa, organização dos fatos, raciocínio
e reflexão em torno de um tema/assunto.
Ele pertence à categoria vinculada à
exposição oral com base na transmissão de conhecimentos específicos (técnicos
ou científicos) a respeito de um assunto relacionado à determinada área do
conhecimento.
Não é somente na escola é que ele
acontece, mas também no meio acadêmico e no profissional, podendo ser
apresentado individualmente ou em grupo.
É de fundamental importância que
saibamos a maneira correta de nos portarmos diante de um seminário, como também
nos inteirarmos de todos os seus elementos constitutivos. É preciso planejamento.
Antes de tudo,
é preciso que o(S) apresentador (ES):
· Domine o assunto que será abordado apoiando-se numa pesquisa bastante informativa, como jornais, livros, Internet, revistas especializadas, vídeos e outros.
· Produza um esquema contendo informações sucintas (breve/ resumidas) que
nortearão o discurso do apresentador.
· Realize ensaios prévios com objetivo de evitar
certas falhas que poderão comprometer a qualidade do trabalho apresentado.
· Enriqueça o conteúdo com recursos audiovisuais, tais
como: cartazes, apostilas, retroprojetor, datashow,
microfone, entre outros.
Lembrando que para o planejamento, devem ser levadas em consideração as características
do público-alvo, como faixa etária, tipos de interesse, expectativas e
conhecimentos prévios em relação ao tema em questão.
No momento da apresentação é imprescindível o uso da linguagem formal, pois certos
hábitos da linguagem oral do tipo: “né?” “Tipo assim”, “ahnn...” prejudicam a
fluência na exposição.
A postura do
apresentador é fator relevante. O mesmo
deve evitar gestos excessivos, expressões faciais que não condizem com a
situação, manter o tom da voz num ritmo bem articulado de modo a não se tornar
monótono. E, sobretudo, permanecer de frente para a plateia.
https://brasilescola.uol.com.br/redacao/o-seminarioque-e-como-realizalo.htm /Adaptado.
Há vários tipos de seminários sendo os
mais comuns: seminário escolar, seminário
acadêmico, seminário profissional e seminário religioso. Aqui, trataremos apenas
do seminário escolar.
O seminário escolar é uma apresentação feita por um ou mais
alunos para sua própria turma. Geralmente o professor determina um tema que
deve ser estudado minuciosamente por quem fica responsável por apresentar as
informações. Pode-se dizer que o sem
O seminário escolar é
uma aula dada por alunos para seus colegas de classe.
A escolha do seminário para
apresentação de temas é uma opção à qual, muitos professores recorrem para
incentivar os alunos a desenvolverem as capacidades de pesquisa, formulação de
texto e apresentação oral.
Roteiro
de organização de um seminário
Veja abaixo um exemplo de como um seminário deve ser organizado:
1. Introdução
ao tema- É o início, portanto deve ser atraente.
2. Desenvolvimento-
(chamado de meio) deve ser explicativo,
argumentativo e apresentar informação consistente em ideias criativas. É
no desenvolvimento que as ideias serão explanadas.
3. Conclusão- É a finalização. Deve se fundamentada nas ideias que foram apresentadas durante o desenvolvimento, fazendo um fechamento. A conclusão deve conter um resumo breve, forte e coerente de tudo que foi abordado.
b. ( ) reportagem
c. (X ) seminário
d. ( ) poema
2.
Qual é o objetivo principal do seminário?
. O objetivo principal do seminário é proporcionar o desenvolvimento da capacidade de pesquisa, organização dos fatos, raciocínio e reflexão em torno de um tema/assunto.
3. Considere as informações sobre o gênero textual seminário:
I- O seminário possibilita ao estudante a elaboração clara e objetiva de trabalhos científicos.
II-O seminário pertence à categoria vinculada à exposição oral com
base na transmissão de conhecimentos específicos (técnicos ou científicos) a
respeito de um assunto relacionado à determinada área do conhecimento.
III- O seminário não está entre os gêneros
textuais que tem como foco principal a oralidade.
IV- O seminário acontece somente na escola.
Marque os itens
corretos:
a. ( ) Os itens I e II estão corretos.
b. ( ) Os itens II e III estão corretos.
c. ( ) Os itens I,II e IV estão corretos.
d. ( X) Os itens I e III estão corretos.
4. Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso, observando as atitudes que o apresentador deve ter antes da exposição de um seminário:
a. (V) Dominar o assunto que será abordado apoiando-se numa pesquisa bastante informativa, como jornais, livros, Internet, revistas especializadas, vídeos, e outros.
b. (V) Produzir um esquema
contendo informações sucintas que nortearão o discurso do apresentador.
c. (F) Não há necessidade de realizar ensaios
prévios no objetivo de evitar certas falhas que poderão comprometer a qualidade
do trabalho apresentado.
d. (F) É dispensável o uso de recursos audiovisuais, tais como: cartazes, apostilas, retroprojetor, datashow,
microfone, entre outros.
5. “A postura do apresentador é fator relevante.
“Comente essa afirmativa do texto.
A postura do apresentador é fator relevante. O mesmo deve evitar gestos excessivos,
expressões faciais que não condizem com a situação, manter o tom da voz num
ritmo bem articulado de modo a não se tornar monótono. E, sobretudo, permanecer
de frente para a plateia.
6. Complete as lacunas com as palavras sugeridas
abaixo, para melhor entender o enunciado apresentado:
(colegas- responsável- escolar- aula- seminário-
turma- tema)
“O seminário escolar é uma apresentação feita por um ou mais alunos para sua própria turma. Geralmente o professor determina um tema que deve ser estudado minuciosamente por quem fica responsável por apresentar as informações. Pode-se dizer que o seminário escolar é uma aula dada por alunos para seus colegas de classe.”
7. Releia o texto em estudo e grife as frases
mais importantes para um entendimento aprofundado.
Resposta Pessoal.
Até breve!
Tenha
um excelente
final de semana!
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Utilize este espaço para você deixar sua dúvida, crítica, elogio ou sugestão.