quarta-feira, 18 de novembro de 2020

18/11 - MATERIAL DO 8º ANO

 


Tudo bem?

Com a graça de Deus, estamos de volta.

Hoje, vamos aprender sobre um 

tema importantíssimo.

Vem comigo!!


Escola Estadual Presidente Kennedy

Aluno (a):                                                                                               Turma:  8º__

Disciplina: Língua Portuguesa                                             Professora: Patrícia Bilotti

Conteúdo:  Seminário

Aula: 2ª                                           Mês: novembro                           Data: 18/11/2020

Orientações:

  • 1°- Fazer o cabeçalho, conforme o exemplo acima.
  • - Fazer a leitura atenta dos textos e desenvolver as atividades (copiar as atividades no caderno, não é necessário copiar os textos)
  • 3º - É NECESSÁRIO ENVIAR ESTA ATIVIDADE PARA A PROFESSORA.
  • 4º - Próxima sexta-feira (20/11) faremos a correção. Ok?


 Seminário 

O que é? Como realizá-lo?





Entre os gêneros textuais que tem como foco principal a oralidade, está o Seminário.

objetivo principal do seminário é proporcionar o desenvolvimento da capacidade de pesquisa, organização dos fatos, raciocínio e reflexão em torno de um tema/assunto.

Ele pertence à categoria vinculada à exposição oral com base na transmissão de conhecimentos específicos (técnicos ou científicos) a respeito de um assunto relacionado à determinada área do conhecimento.
Não é  somente na escola é que ele acontece, mas também no meio acadêmico e no profissional, podendo ser apresentado individualmente ou em grupo.

É de fundamental importância que saibamos a maneira correta de nos portarmos diante de um seminário, como também nos inteirarmos de todos os seus elementos constitutivos. É preciso planejamento.


Antes de tudo, é preciso que o(S) apresentador (ES):

·     Domine o assunto que será abordado apoiando-se numa pesquisa bastante informativa, como jornais, livros, Internet, revistas especializadas, vídeos e outros.

·     Produza um esquema contendo informações sucintas (breve/ resumidas) que nortearão o discurso do apresentador.

·     Realize ensaios prévios com objetivo de evitar certas falhas que poderão comprometer a qualidade do trabalho apresentado.

·     Enriqueça o conteúdo com recursos audiovisuais, tais como: cartazes, apostilas, retroprojetor, datashow, microfone, entre outros.


 Lembrando que para o planejamento, devem ser levadas em consideração as características do público-alvo, como faixa etária, tipos de interesse, expectativas e conhecimentos prévios em relação ao tema em questão.


   No momento da apresentação é imprescindível o uso da linguagem formal, pois certos hábitos da linguagem oral do tipo: “né?” “Tipo assim”, “ahnn...” prejudicam a fluência na exposição.

  A postura do apresentador é fator relevante.  O mesmo deve evitar gestos excessivos, expressões faciais que não condizem com a situação, manter o tom da voz num ritmo bem articulado de modo a não se tornar monótono. E, sobretudo, permanecer de frente para a plateia.

 https://brasilescola.uol.com.br/redacao/o-seminarioque-e-como-realizalo.htm  /Adaptado.



  Há vários tipos de seminários sendo os mais comuns: seminário escolar, seminário acadêmico, seminário profissional e seminário religioso. Aqui, trataremos apenas do seminário escolar.


O seminário escolar é uma apresentação feita por um ou mais alunos para sua própria turma. Geralmente o professor determina um tema que deve ser estudado minuciosamente por quem fica responsável por apresentar as informações. Pode-se dizer que o sem

O seminário escolar é uma aula dada por alunos para seus colegas de classe.

A escolha do seminário para apresentação de temas é uma opção à qual, muitos professores recorrem para incentivar os alunos a desenvolverem as capacidades de pesquisa, formulação de texto e apresentação oral.

 


Roteiro de organização de um seminário


Veja abaixo um exemplo de como um seminário deve ser organizado:

   

1. Introdução ao tema- É o início, portanto deve ser atraente. 

2.   Desenvolvimento- (chamado de meio) deve ser explicativo, argumentativo e apresentar informação consistente em ideias criativas. É no desenvolvimento que as ideias serão explanadas.

3. Conclusão- É a finalização. Deve se fundamentada nas ideias que foram apresentadas durante o desenvolvimento, fazendo um fechamento. A conclusão deve conter um resumo breve, forte e coerente de tudo que foi abordado.






Atividades


1. O gênero textual que tem como foco principal a oralidade é:

a. (   ) notícia

b. (   ) reportagem

c. (X ) seminário

d. (   ) poema


2. Qual é o objetivo principal do seminário?

 . O objetivo principal do seminário é proporcionar o desenvolvimento da capacidade de pesquisa, organização dos fatos, raciocínio e reflexão em torno de um tema/assunto.


3. Considere as informações sobre o gênero textual seminário:

I- O seminário possibilita ao estudante a elaboração clara e objetiva de trabalhos científicos.

II-O seminário pertence à categoria vinculada à exposição oral com base na transmissão de conhecimentos específicos (técnicos ou científicos) a respeito de um assunto relacionado à determinada área do conhecimento.

III- O seminário não está entre os gêneros textuais que tem como foco principal a oralidade.

IV-  O seminário acontece somente na escola.

 

Marque os itens corretos:

a. (   ) Os itens I e II estão corretos.

b. (   ) Os itens II e III estão corretos.

c. (   ) Os itens I,II e IV estão corretos.

d. ( X) Os itens I e III estão corretos.


 

 4. Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso, observando as atitudes que o apresentador deve ter antes da exposição de um seminário:

a. (V) Dominar o assunto que será abordado apoiando-se numa pesquisa bastante informativa, como jornais, livros, Internet, revistas especializadas, vídeos, e outros.

b. (V) Produzir um esquema contendo informações sucintas que nortearão o discurso do apresentador.

c. (F) Não há necessidade de realizar ensaios prévios no objetivo de evitar certas falhas que poderão comprometer a qualidade do trabalho apresentado.

d. (F) É dispensável o uso de recursos audiovisuais, tais como: cartazes, apostilas, retroprojetor, datashow, microfone, entre outros.

 

5. “A postura do apresentador é fator relevante. “Comente essa afirmativa do texto.

A postura do apresentador é fator relevante.  O mesmo deve evitar gestos excessivos, expressões faciais que não condizem com a situação, manter o tom da voz num ritmo bem articulado de modo a não se tornar monótono. E, sobretudo, permanecer de frente para a plateia.

 

6. Complete as lacunas com as palavras sugeridas abaixo, para melhor entender o enunciado apresentado:

 

(colegas- responsável- escolar- aula- seminário- turma- tema)

 

“O seminário escolar é uma apresentação feita por um ou mais alunos para sua própria turma. Geralmente o professor determina um tema que deve ser estudado minuciosamente por quem fica responsável por apresentar as informações. Pode-se dizer que o seminário escolar é uma aula  dada por alunos para seus colegas de classe.”

 

 

7. Releia o texto em estudo e grife as frases mais importantes para um entendimento aprofundado.

Resposta Pessoal.



Até breve!


                                     Tenha

                                    um excelente 

                                       final de semana!

 

 

.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Utilize este espaço para você deixar sua dúvida, crítica, elogio ou sugestão.