segunda-feira, 23 de março de 2020

23 a 27/03/2020



                                          Relembrando as Conjunções Coordenativas




                      - Leitura /  - Interpretação Textual  /  - Análise da Língua  - Ortografia e - Reescrita
 


Aula 01:   Leitura  Audiovisual


 -Videoaula:




Link de acesso a videoaula:  https://www.youtube.com/watch?v=589N9KHjVGI

 

  - Quadro Exemplificativo 

 

 


 

Aula 02:   Leitura  e Análise Linguística



   

É cauda ou cobertor?

    Por sua dieta de pouco valor nutricional, o tamanduá-bandeira tem metabolismo lento e, por isso, apresenta dificuldade de regular a temperatura do próprio corpo. Para resolver esse problema, a espécie desenvolveu o hábito de se esconder do calor ou do frio no interior de florestas.

    Mas essa não é a única estratégia. Apesar de viver nos trópicos, o tamanduá-bandeira tem uma pelagem densa, especialmente, na cauda. Quando se deita para dormir, ele faz uma cavidade rasa no solo e coloca a própria cauda sobre o corpo. A cauda peluda funciona como isolante térmico e ainda ajuda a camuflar o animal.

    As fêmeas, após cerca de 190 dias de gestação, também utilizam a cauda como cobertor para seus filhotes enquanto são amamentados. […]


Questão 1 – Identifique a passagem em que o termo destacado não é uma conjunção:
(     ) “[…] por isso, apresenta dificuldade de regular a temperatura do próprio corpo.”
(     ) “A cauda peluda funciona como isolante térmico […]”
X(     ) “[…] também utilizam a cauda como cobertor para seus filhotes […]”

 Questão 2 – No trecho “[…] o hábito de se esconder do calor ou do frio no interior de florestas.”, há uma conjunção. Aponte-a:
(     ) “de”.
(     ) “se”.
X(     ) “ou”.

Questão 3 – Na oração: “Mas essa não é a única estratégia.”, a conjunção grifada é:
(     ) aditiva.
(     ) explicativa.
X(     ) adversativa.

Questão 4 – Sublinhe a conjunção neste segmento do texto:
“[…] ele faz uma cavidade rasa no solo e coloca a própria cauda sobre o corpo.”

Questão 5 – A conjunção sublinhada na questão, acima, indica:
X(     ) a soma de fatos.
(     ) a conclusão de um fato.
(     ) a explicação de um fato.

                          
                      Aula 03:  Leitura e Análise  Linguística


Inspire-se
1. Conheça-se
A melhor maneira de fazer boas escolhas é saber das suas habilidades e dos desafios que precisa enfrentar para seguir. Se tiver chance, ajude os outros a descobrir o próprio caminho também, principalmente, os mais jovens.

2. Não limite
Todo mundo tem dentro de si um potencial a ser desenvolvido. E muita gente só precisa de uma oportunidade para mostrar que pode ir longe. Acredite no talento das pessoas, evitando julgamentos danosos.
Revista “Todos”, out. e nov. 2019, p. 13.


MODO IMPERATIVO é o modo verbal pelo qual se expressa uma ordem, pedido, desejo, súplica, conselho, convite, sugestão, recomendação, solicitação, orientação, alerta ou aviso. Este modo pode ser afirmativo ou negativo.


Questão 1 – No período abaixo, há um verbo no modo imperativo. Identifique-o:
“Se tiver chance, ajude os outros a descobrir o próprio caminho também, principalmente, os mais jovens. ”

Questão 2 – Apresente um verbo que poderia  substituir,  "Acredite", mantendo o mesmo sentido, que esta esta forma verbal expressa, no texto:
  Resposta Individual / Sugestão: "Confie".____________

Questão 3 –  Observe! Os verbos no imperativo, presentes no texto, referem-se:
(     ) à 1ª pessoa do singular.
X(     ) à 2ª pessoa do singular.
(     ) à 3ª pessoa do singular.

Questão 4 –  Após a leitura do texto, chegamos à conclusão de que os verbos no imperativo foram usados no texto com o intuito de:
(     ) alertar.
(     ) ordenar.
X(     ) aconselhar.


Aula 04:  Ortografia

As redes sociais estão cheias de erros: erros pequenos, erros simples, erros desculpáveis, erros compreensíveis, erros que nem são notados, erros graves, erros "escandalosos", erros que deturpam a mensagem, …
O principal problema do erro é constituir um entrave à comunicação. Erros podem tornar a mensagem pouco compreensível ou mesmo, totalmente, incompreensível em alguns casos.



O perfil nas redes sociais é o novo cartão de visitas, com todo mundo de olho no que o outro faz no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn. Aliás, este último, por ser focado na vida profissional, merece uma atenção especial. Os deslizes por lá podem resultar em oportunidades profissionais perdidas. Neste sentido, as “derrapadas” na Língua Portuguesa fazem muita gente passar vergonha / constrangimentos. Para evitá-las, uma boa estratégia é conhecer os erros gramaticais mais comuns.

   Veja alguns dos erros ortográficos mais comuns, nas redes sociais:

  • “afim de” (forma correta: a fim de);
  • “ancioso” (forma correta: ansioso);
  • “chingar” (forma correta: xingar);
  • “começei” (forma correta: comecei);
  • “compania” (forma correta: companhia);
  • “concerteza” (forma correta: com certeza);
  • “derrepente” (forma correta: de repente);
  • “dinovo” (forma correta: de novo);
  • “esteje” (forma correta: esteja);
  • “familha” (forma correta: família);
  • “fasso” (forma correta: faço);
  • “geito” (forma correta: jeito);
  • “mecher” (forma correta: mexer);
  • “menas” (forma correta: menos);
  • “nada haver” (forma correta: nada a ver);
  • “porisso” (forma correta: por isso);
  • “quiz” (forma correta: quis);
  • “seje” (forma correta: seja);
  • “voçê” (forma correta: você);


Embora seja um local de comunicação mais informal, o erro pode e deve ser evitado, sendo, perfeitamente, possível a realização de um discurso em linguagem informal sem que haja erros gramaticais.

Dicas para evitar os erros de Língua Portuguesa, nas redes sociais:
  • Ao escrever, dê atenção às palavras. Releia o que escreveu antes de postar.
  • Escreva frases curtas e simples, transmitindo poucas ideias de cada vez.
  • Tenha atenção às trocas de palavras feita pelo corretor ortográfico.
  • Para palavras que considerar difíceis, consulte um dicionário on-line, ou substitua por outra. Tenha certeza da forma que  o termo deve ser escrito.

·         

    Aula 05:  Ortografia e Reescrita Textual

- Observe os trechos de textos extraídos das redes sociais.
- Na sequência, faça a reescrita textual dos mesmos,  eliminando os erros ortográficos e reorganizando o que for necessário.  



Não tenho que passar boa impressão para ninguém, não sou impressora.





- Putz, galera! Nada de novidades sobre o meu cachorro, hein?!

- Galera, encontrei meu cachorro, ok? Ele estava bem assustado, mas consegui trazê-lo para casa.
Estava com muita sede e fome. Agora, posso dormir sossegado.

-Valeu o empenho de quem me deu as informações.

- Obrigado.





- Vamos curtir a vida também, porque se trabalhar enricasse:
"Burro andava de sapato de ouro e o rabo enrolado de nota de cem."
#soacho










- Galera, vou almoçar, porque nem os dentes escovei, ainda por causa da "Net". Desde
às 6h, que estou sentado com o meu celular, na mão sem levantar.
Eu sou viciado na "Net".
kkkkkkkkkkkkkk!





Não se esqueça! Estou à disposição para sanar  as dúvidas, que surgirem.

2 comentários:

  1. Já tive vários desses erros ortográficos,e agora estou estudando mais para não cometer esses erros

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