GÊNEROS TEXTUAIS: CRÔNICA e CONTO
- Leitura / - Interpretação Textual / - Análise da Língua / - Pesquisa e Produção Textual
AULA 01: Leitura / Conceito de Crônica
Desabafo de um bom marido
Minha esposa e eu sempre
andamos de mãos dadas. Se eu soltar, ela vai às compras. Ela tem um
liquidificador elétrico, uma torradeira elétrica e uma máquina de fazer pão
elétrica. Então ela disse: “Nós temos muitos aparelhos, mas não temos
lugar para sentar”. Daí, comprei para ela uma cadeira elétrica.
Eu me
casei com a “Sra. Certa”. Só não sabia que o primeiro nome dela era “Sempre”.
Já faz 18 meses que não falo com minha esposa. É que não gosto de
interrompê-la. Mas tenho que admitir, a nossa última briga foi culpa minha.
Ela perguntou:
“_O que tem na TV?”
E eu disse:
“_ Poeira”.
No começo Deus criou o mundo e descansou. Então, Ele criou o homem e
descansou. Depois, criou a mulher. Desde então, nem Deus, nem o homem, nem o mundo
tiveram mais descanso.
Quando o
nosso cortador de grama quebrou, minha mulher ficava sempre me dando a
entender que eu deveria consertá-lo. Mas eu sempre acabava tendo outra coisa
para cuidar antes, o caminhão, o carro, a pesca, sempre alguma
coisa mais importante para mim. Finalmente, ela pensou num jeito
esperto de me convencer. Certo dia, ao chegar em casa, encontrei-a
sentada na grama alta, ocupada em podá-la com uma tesourinha de costura. Eu
olhei em silêncio por um tempo, me emocionei bastante e depois entrei
em casa. Em alguns minutos eu voltei com uma escova de dentes e lhe
entreguei.
“- Quando
você terminar de cortar a grama”, eu disse, “você pode também varrer a calçada.
”
Depois
disso não me lembro de mais nada. Os médicos dizem que eu voltarei
a andar, mas mancarei pelo resto da vida.
O
casamento é uma relação entre duas pessoas. na qual uma está sempre certa e a
outra é o marido...
Luís Fernando Veríssimo
Relembrando o Gênero Textual “Crônica”:
AULA 02: Interpretação Textual e Análise Linguística
01. No texto “Desabafo de um bom marido”, o
narrador satiriza
a relação marido e mulher, utilizando alguns recursos expressivos para criar o
efeito humorístico que cativa/envolve o leitor. Dentre esses recursos
destacamos a quebra de expectativa, em que uma afirmação quebra a expectativa
criada por uma afirmação anterior. Esse recurso é observado no trecho:
X(A) “Os médicos
dizem que eu voltarei a andar, mas mancarei pelo resto da vida”.
(B) “Quando o
nosso cortador de grama quebrou, minha mulher ficava sempre me dando a entender
que: eu deveria consertá-lo”.
(C) “Mas tenho que admitir, a nossa última
briga foi culpa minha”.(D) “No começo Deus criou o mundo e descansou. Então, Ele criou o homem e descansou”. 02. Observando o foco narrativo podemos afirmar que o narrador é do tipo: (A) Narrador-observador. X(B) Narrador- personagem (C) Narrador- Observador e personagem. (D ) Neste estilo de texto, não tem narrador. 03. A palavra “desabafo”, no título do texto, anuncia (dá a entender) que a crônica: (A) analisará o comportamento de um bom marido. (B) atestará a experiência feliz que é seu casamento. (C) exaltará o relacionamento entre marido e mulher. X(D) falará dos problemas que enfrenta no casamento 04. A afirmação “-Eu me casei com a ‘Sra. Certa’. Só não sabia que o primeiro nome dela era ‘Sempre’.” , leva à compreensão de que: (A) o marido encontrou a pessoa certa para ele. X(B) a esposa acha que sempre tem razão. (C) o marido não compreende a esposa. (D) a esposa é sempre dedicada ao marido. 05. No trecho, “Já faz 18 meses que não falo com minha esposa. É que não gosto de interrompê-la.’, a situação é apresentada de forma exagerada para expressar que: X(A) a esposa é uma pessoa que fala demais. (B) o marido nunca interrompe a fala da esposa. (C) não há diálogo entre marido e mulher. (E) a esposa está ausente há 18 meses. 06. Ao podar a grama alta com uma tesourinha de costura, a esposa estava: (A) tentando aliviar o estresse do dia a dia. (B) limpando o jardim que estava muito sujo. (C) mostrando ao marido como se apara grama. X(D) provocando o marido que não consertava o aparador de grama. 07. A resposta do marido à pergunta “O que tem na TV?” causou uma briga entre o casal, porque: (A) a pergunta feita pela esposa foi ofensiva. X(B) o marido aproveitou a ambiguidade da pergunta para provocar a esposa. (C) a resposta do marido mostrava cuidado dele em relação à esposa. (D) o marido não entendeu a pergunta da esposa. 08. A oração “Quando o nosso cortador de grama quebrou,...” expressa, em relação à oração que a segue, a ideia de X(A) tempo (B) lugar. (C) modo. (D) causa. 09. Em relação aos trechos abaixo I - “Se eu soltar, ela vai às compras.” II - “Só não sabia que o primeiro nome dela era ‘Sempre’.” III - “Finalmente, ela pensou num jeito certo de me convencer.” É correto afirmar que as palavras destacadas expressam, respectivamente: (A) tempo, condição e restrição. X(B) condição, restrição e tempo. (C) condição, tempo e restrição. (D) restrição, condição, tempo.
10.
“Quando o nosso cortador de grama quebrou, minha mulher ficava sempre me dando
a entender que eu deveria consertá-lo. Mas
eu sempre acabava tendo outra coisa para cuidar antes, o caminhão, o carro, a
pesca, sempre alguma coisa mais importante para mim. Finalmente, ela
pensou num jeito esperto de me convencer. Certo dia, ao chegar em casa,
encontrei-a
sentada na grama alta, ocupada em podá-la com
uma tesourinha de costura.
Os termos
destacados fazem referências, às quais outros termos?
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AULA 03: Pesquisa
A crônica lida foi escrita por Luís Fernando
Veríssimo.
O que você sabe sobre ele?
Seria um escritor somente de crônicas?
Teria livros publicados?
Trata-se de um escritor brasileiro?
Teria outras profissões?
Vamos, lá! Desenvolva uma pesquisa e conte no
espaço abaixo, algumas curiosidades “extras” descobertas por você.
uís Fernando Veríssimo
Resposta Individual.
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A crônica
em questão, abordada a temática do relacionamento conjugal de forma bem exagerada
e com muito dose de humor. Na sociedade em que vivemos, esse tipo de humor
vem sendo, cada vez mais, considerado preconceito/discriminação.
O que você tem visto sobre isso?
Você considera que para fazer uma piada, uma
gracinha ou brincadeira vale usar qualquer termo? Fazer qualquer tipo de
comparação ou apelar para questões relacionadas ao gênero, aspecto físico,
nacionalidade, raça e outros?
Escreva sobre isso, no mínimo 10 linhas,
expressando sua opinião a respeito. Resposta Pessoal.
AULA 05: Leitura
e Interpretação Textual
Livro
Didático
Texto: “Chuva abensonhada!” – Mia Couto – Pág. 26
e 27
Término
das Atividades iniciadas em sala de aula: Questões: 1, 2, 3 4, 5 e 7 _ Pág. 28 e 29
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