sexta-feira, 20 de março de 2020

16 a 20/03/2020



  GÊNEROS TEXTUAIS:  CRÔNICA e CONTO

  


 - Leitura /  - Interpretação Textual  /  - Análise da Língua /  - Pesquisa  e Produção Textual


AULA 01: Leitura / Conceito de Crônica

Desabafo de um bom marido
          Minha esposa e eu sempre andamos de mãos dadas. Se eu soltar, ela vai às compras. Ela tem um liquidificador elétrico, uma torradeira elétrica e uma máquina de fazer pão elétrica. Então ela disse: “Nós temos muitos aparelhos, mas não temos lugar para sentar”. Daí, comprei para ela uma cadeira elétrica.
          Eu me casei com a “Sra. Certa”. Só não sabia que o primeiro nome dela era “Sempre”. Já faz 18 meses que não falo com minha esposa. É que não gosto de interrompê-la. Mas tenho que admitir, a nossa última briga foi culpa minha.
Ela perguntou:
 “_O que tem na TV?”
E eu disse:
 “_ Poeira”.
No começo Deus criou o mundo e descansou. Então, Ele criou o homem e descansou. Depois, criou a mulher. Desde então, nem Deus, nem o homem, nem o mundo tiveram mais descanso.
          Quando o nosso cortador de grama quebrou, minha mulher ficava sempre me dando a entender que eu deveria consertá-lo. Mas eu sempre acabava tendo outra coisa para cuidar antes, o caminhão, o carro, a pesca, sempre alguma coisa mais importante para mim. Finalmente, ela pensou num jeito esperto de me convencer. Certo dia, ao chegar em casa, encontrei-a sentada na grama alta, ocupada em podá-la com uma tesourinha de costura. Eu olhei em silêncio por um tempo, me emocionei bastante e depois entrei em casa. Em alguns minutos eu voltei com uma escova de dentes e lhe entreguei.
          “- Quando você terminar de cortar a grama”, eu disse, “você pode também varrer a calçada. ”
           Depois disso não me lembro de mais nada. Os médicos dizem que eu voltarei a andar, mas mancarei pelo resto da vida.
           O casamento é uma relação entre duas pessoas. na qual uma está sempre certa e a outra é o marido...
                                                                                                                                                                            
Luís Fernando Veríssimo 


Relembrando o Gênero Textual “Crônica”:

  • O fator principal que define a crônica é sua temática: crônicas abordam assuntos vinculados ao cotidiano das pessoas.
  • Quem escreve crônicas é denominado de “cronista”.
  • Um bom cronista é aquele que narra situações banais sob uma ótica particular e criativa.
  • Há sempre uma reflexão importante a ser feita, após a leitura de uma crônica.
  • É comum que esse tipo de texto tenha marcas claras de humor.
  • A linguagem da crônica costuma ser coloquial  e simples.
  • A leveza na linguagem é típica do gênero.
  • Normalmente, as crônicas são publicadas em jornais, revistas e blogs.







AULA 02: Interpretação Textual e Análise Linguística

01. No texto “Desabafo de um bom marido”, o narrador satiriza a relação marido e mulher, utilizando alguns recursos expressivos para criar o efeito humorístico que
cativa/envolve o leitor. Dentre esses recursos destacamos a quebra de expectativa, em que uma afirmação quebra a expectativa criada por uma afirmação anterior.
Esse recurso é observado no trecho:
X(A) “Os médicos dizem que eu voltarei a andar, mas mancarei pelo resto da vida”.
(B) “Quando o nosso cortador de grama quebrou, minha mulher ficava sempre me dando a entender que: eu deveria consertá-lo”.
(C) “Mas tenho que admitir, a nossa última briga foi culpa minha”.
(D) “No começo Deus criou o mundo e descansou. Então, Ele criou o homem e descansou”.

02. Observando o foco narrativo podemos afirmar que o narrador é do tipo:
(A) Narrador-observador.
X(B) Narrador- personagem
(C) Narrador- Observador e personagem.
(D ) Neste estilo de texto, não tem narrador.

03. A palavra “desabafo”, no título do texto, anuncia (dá a entender) que a crônica:
(A) analisará o comportamento de um bom marido.
(B) atestará a experiência feliz que é seu casamento.
(C) exaltará o relacionamento entre marido e mulher.
X(D) falará dos problemas que enfrenta no casamento

04. A afirmação  “-Eu me casei com a ‘Sra. Certa’. Só não sabia que o primeiro nome dela era ‘Sempre’.” , leva à compreensão de que:
(A) o marido encontrou a pessoa certa para ele.
X(B) a esposa acha que sempre tem razão.
(C) o marido não compreende a esposa.
(D) a esposa é sempre dedicada ao marido.

05. No trecho, “Já faz 18 meses que não falo com minha esposa. É que não gosto de interrompê-la., a situação é apresentada de forma exagerada para expressar que:
X(A) a esposa é uma pessoa que fala demais.
(B) o marido nunca interrompe a fala da esposa.
(C)  não há diálogo entre marido e mulher.
(E) a esposa está ausente há 18 meses.

06. Ao podar a grama alta com uma tesourinha de costura, a esposa estava:
(A) tentando aliviar o estresse do dia a dia.
(B) limpando o jardim que estava muito sujo.
(C) mostrando ao marido como se apara grama.
X(D) provocando o marido que não consertava o aparador de grama.

07. A resposta do marido à pergunta “O que tem na TV?” causou uma briga entre o casal, porque:
(A) a pergunta feita pela esposa foi ofensiva.
X(B) o marido aproveitou a ambiguidade da pergunta para provocar a esposa.
(C) a resposta do marido mostrava cuidado dele em relação à esposa.
(D) o marido não entendeu a pergunta da esposa.

08. A oração “Quando o nosso cortador de grama quebrou,...” expressa, em relação à oração que a segue, a ideia de
X(A) tempo 
(B) lugar.         
(C) modo.             
(D) causa.        

09. Em relação aos trechos abaixo
I -  “Se eu soltar, ela vai às compras.”
II -  “Só não sabia que o primeiro nome dela era ‘Sempre’.”
III -  “Finalmente, ela pensou num jeito certo de me convencer.”
É correto afirmar que as palavras destacadas expressam, respectivamente:
(A) tempo, condição e restrição.
X(B) condição, restrição e tempo.
(C) condição, tempo e restrição.
(D) restrição, condição, tempo.


10.  “Quando o nosso cortador de grama quebrou, minha mulher ficava sempre me dando a entender que eu deveria consertá-lo. Mas eu sempre acabava tendo outra coisa para cuidar antes, o caminhão, o carro, a pesca, sempre alguma coisa mais importante para mim. Finalmente, ela pensou num jeito esperto de me convencer. Certo dia, ao chegar em casa, encontrei-a sentada na grama alta, ocupada em podá-la com uma tesourinha de costura.
Os termos destacados fazem referências, às quais outros termos?

     cortador de grama              minha mulher /mulher                              grama
_________________    _______________________         ______________________



AULA 03: Pesquisa

A crônica lida foi escrita por Luís Fernando Veríssimo. 
O que você sabe sobre ele?
Seria um escritor somente de crônicas?
Teria livros publicados?
Trata-se de um escritor brasileiro?
Teria outras profissões?
Vamos, lá! Desenvolva uma pesquisa e conte no espaço abaixo, algumas curiosidades “extras” descobertas por você.
uís Fernando Veríssimo

Resposta Individual.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________







AULA 04:  Proposta de Produção textual:

 A crônica em questão, abordada a temática do relacionamento conjugal de forma bem exagerada e com muito dose de humor. Na sociedade em que vivemos, esse tipo de humor vem sendo, cada vez mais, considerado preconceito/discriminação.
O que você tem visto sobre isso?
Você considera que para fazer uma piada, uma gracinha ou brincadeira vale usar qualquer termo? Fazer qualquer tipo de comparação ou apelar para questões relacionadas ao gênero, aspecto físico, nacionalidade, raça e outros?
Escreva sobre isso, no mínimo 10 linhas, expressando sua opinião a respeito.
Resposta Pessoal.


AULA 05:  Leitura e Interpretação Textual
Livro Didático
Texto:  “Chuva abensonhada!” – Mia Couto – Pág. 26 e 27
Término das Atividades iniciadas em sala de aula: Questões:  1, 2, 3 4, 5 e 7 _ Pág. 28 e 29

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Utilize este espaço para você deixar sua dúvida, crítica, elogio ou sugestão.