terça-feira, 31 de março de 2020

30/03 a 03/04/2020




1ª aula: Leitura e Efeitos de Sentido


A Constituição brasileira garante a todo cidadão o direito de livre manifestação do pensamento. Essa premissa impulsionou a popularidade das redes sociais no país, mas trouxe também, um efeito colateral que tem crescido muito: "a falta de respeito às opiniões contrárias". Isso tem gerado um comportamento denominado de "Discurso de ódio".

             E você? Sabe o qual é a diferença entre:
 OPINIÃO, LIBERDADE DE EXPRESSÃO E DISCURSO DE ÓDIO?

Sabia, que cada vez mais, os adolescente e jovens convivem,  internalizam e praticam discursos de ódio, nas redes sociais?



Texto I: 

Para especialista, discurso de ódio na internet é reflexo da sociedade


É cada vez mais comum encontrar discursos de ódio nas redes sociais. Pessoas realizam sistematicamente, por meio dessas mídias digitais, um conjunto de comentários racistas e misóginos. Eles hostilizam indivíduos, comunidades ou entidades específicas através de assédio virtual. De acordo com Zilda Márcia Grícoli Iokoi, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, essas manifestações de ódio na internet são um reflexo da sociedade.

A especialista esclarece à Rádio USP que o comportamento agressivo nas plataformas online é resultado das interações cotidianas, em que minorias  sofrem com o preconceito e violência da classe dominante, comportamento construído através da história desde a escravidão e o tratamento desumano dos negros, por exemplo. A professora diz que esses discursos estão sempre presentes e que durante as eleições, período de disputas afloradas, há a maior midiatização de manifestações de ódio.

Para Zilda, a desigualdade no Brasil vem crescendo "violentamente" ao longo do tempo. "Ela é fruto de um fracasso da nossa sociedade", comenta à Rádio USP. Ela completa dizendo que não houve uma transformação social efetiva, já que pessoas continuam a viver nas ruas em péssimas condições e são invisibilizadas.

https://www.revistaencontro.com.br/canal/atualidades/2018/08/para-especialista-discurso-de-odio-na-internet-e-reflexo-da-sociedade.html /adaptado.



Texto II: 


https://youtu.be/GTOkIKQbqcw




1. Após a leitura dos textos,  explique os termos, abaixo. É imprescindível sabermos diferenciá-los. Caso julgue necessário, desenvolva pesquisa (outras leituras / novos posicionamentos)  para responder esta questão:

Empatia:

Polarização:

Liberdade de Expressão:

Opinião: 

Discurso de ódio:



 2ª aula: Interpretação Textual



1.  Em relação aos textos da aula anterior, podemos afirmar que:
A. (   ) Os textos abordam a mesma temática.
B. (  ) Os textos abordam temáticas, completamente, diferentes. 
C. (  ) Os textos abordam temáticas semelhantes, somente, em alguns aspectos. 
D. (   ) Os textos variam em temática e em gêneros.

 2. De acordo com o segundo texto / vídeo: "Todos nós construímos nosso modo de ser, agir e pensar com base nas ideias que circulam a nossa volta (...)".
 Quais são os exemplos nos dado pelo emissor do discurso em relação a isso?

3. O que poderíamos compreender como: "comentários racistas e misóginos"?


 4.  Qual das imagens (textos não verbais), mantém uma relação  mais próxima com os textos lidos, na aula 1ª aula? Por quê?

Imagem I
                                                         

                                                     Imagem II 







3ª aula: Análise Linguística


* Caso seja necessário, reveja o quadro das conjunções coordenativas, nas aulas da semana passada. 

1. No vídeo,  o professor Pasquale diz: 

"Não é simples, não é trivial, mas é preciso exercitar."

a. Localize a conjunção coordenativa.

b. Classifique-a:

c.Substitua-a por outra conjunção de sentido equivalente:

d. No período em questão, foi utilizado por três vezes, a forma verbal "é" (ser - 3ª pessoa singular/ presente). Tente reescrevê-lo, mantendo somente um verbo "é". Seja criativo e não mude o sentido expresso na comunicação. 


 2. No trecho: "A professora diz que esses discursos estão sempre presentes e que durante as eleições, período de disputas afloradas, há a maior midiatização de manifestações de ódio." O termo "há" , nesse contexto apresenta qual sentido?

3. Quantas expressões verbais temos na passagem a seguir? Identifique-as: 

"É cada vez mais comum encontrar discursos de ódio nas redes sociais. Pessoas realizam sistematicamente, por meio dessas mídias digitais, um conjunto de comentários racistas e misóginos."

4. Ainda sobre a passagem  do texto analisado, na questão 3 extraia dela: 

a. Quatro adjetivos:
b. Agora, relacione os adjetivos da alternativa "a" aos seus substantivos correspondentes.



4ª aula: Pesquisa 

5. Transcreva a letra de uma música, um poema ou uma história, que apresenta a mesma temática dos textos da 1ª aula.

_ Não esqueça do título, nome do autor e caprichar na caligrafia e organização geral.









5ª aula: Interpretação e Produção textual

                         https://youtu.be/aSVBakv_2jY

1. Após assistir ao vídeo, produza duas construções textuais:

a) Uma síntese da narração apresentada.

b) Sua reflexão e aprendizado sobre o tema/assunto deste vídeo e dos outros textos/imagens disponibilizados, neste bloco de aulas.





Estou à disposição, para sanar qualquer dúvida e orientar no que precisarem. 
Logo, estaremos todos juntos. 
Um grande abraço!
Você sabe os verdadeiros significados do emojis fofinhos do ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Utilize este espaço para você deixar sua dúvida, crítica, elogio ou sugestão.